Cidades

Governo entrega mais de 6 mil livros didáticos para alunos indígenas de Pedra Branca do Amapari

Os livros, que são de todas as disciplinas do ensino fundamental I, buscam desenvolver o aprendizado dos povos tradicionais


 

O Governo do Amapá entregou 6.899 livros didáticos para oito escolas indígenas estaduais localizadas no município de Pedra Branca do Amapari, no último fim de semana. Os livros, que são de todas as disciplinas do ensino fundamental, buscam fortalecer o desenvolvimento do aprendizado dos povos tradicionais.

 

A entrega foi organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e cada exemplar foi escolhido, de acordo com as necessidades de cada instituição de ensino. A estimativa é que mais livros didáticos sejam entregues ainda este ano para a educação indígena estadual.

 

De acordo com a gerente do Núcleo do Programa do Livro Didático da Seed, Andréia de Nazaré, a entrega dos exemplares nas escolas das zonas indígenas do Amapá garante o fortalecimento do ensino, através do livro como instrumento indispensável dentro da sala de aula. “O livro tem grande importância, pois é a principal ferramenta que nós temos para incentivar os nossos alunos indígenas a ler e conhecer outras culturas, e dessa forma, a se desenvolverem com qualidade”, enfatizou Andréia.

 

O material já será utilizado pelos alunos no calendário letivo de 2024, além de auxiliar no processo de leitura e escrita da língua portuguesa, visto que a língua materna de muitos alunos é da sua etnia.

 

As obras foram adquiridas através do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e consistem em didáticos e literários, com conteúdo que atendem a educação infantil. Entre os materiais, estão inclusos livros de ciências, matemática, geografia, história, entre outros.

 

Além dos livros do PNLD, as escolas de ensino fundamental I também recebem obras do Programa Criança Alfabetizada (PCA), que são escritas e produzidas por profissionais do Amapá.

 

Programa Nacional do Livro e do Material Didático

O Ministério da Educação coordena anualmente o programa, fornecendo às redes estaduais os livros didáticos essenciais para garantir a continuidade das aulas em todas as escolas públicas do país. No Amapá, o Governo do Estado é encarregado de avaliar as necessidades de cada unidade, realizar a seleção dos materiais e organizar o transporte para as escolas rurais de Macapá e Santana.

 

Distribuição dos livros

  • Escola Indígena CTA: 399
  • Escola Indígena Estadual Manilha: 400
  • Escola Indígena Estadual Maryry: 1.194
  • Escola Indígena Estadual Okora Yry: 480
  • Escola Indígena Estadual Ytuwasu: 743
  • Escola Indígena Estadual Taitetuwa: 1.157
  • Escola Indígena Estadual Cinco Minutos: 375
  • Escola Indígena Estadual Aramirã: 2.151

 


Deixe seu comentário


Publicidade