Cidades

Governo inicia entrega de kits ostomizados para pacientes atendidos pelo Creap

Acolhimento e assistência em saúde ofertada no Centro é para melhorar a qualidade de vida, autoestima e independência de pessoas com ostomia.


Foto: Maksuel Martins/Secom

O Governo do Estado iniciou nesta terça-feira, 11, a entrega de kits ostomizados para pacientes assistidos pelo Centro de Reabilitação do Amapá (Creap). A iniciativa é para melhorar a qualidade de vida, autoestima e independência de pessoas com ostomia.

A ostomia, ou estoma, é uma abertura criada cirurgicamente entre o intestino e a parede abdominal. Os tipos mais comuns de ostomia conectam o intestino delgado (ileostomia) ou o intestino grosso (colostomia) à parede abdominal. As ostomias podem ser temporárias ou permanentes.

Cada paciente poderá receber, mensalmente, o kit com equipamento coletor (10 a 15 unidades), lenços removedores, lenços barreiras e outros adjuvantes como pasta barreira e pó de tratamento poderão ser concedidos. O cadastro para receber as bolsas e os demais itens deve ser realizado no Creap.

De acordo com a direção do Creap, a composição do conjunto de materiais é definida após avaliação do paciente com ostomia pelo enfermeiro estomaterapeuta, que prescreve os equipamentos coletores e adjuvantes conforme a necessidade individual.

Para o governador do Amapá, Waldez Góes, a entrega do material é um avanço para o acesso as bolsas e adjuvantes que são importantes para a vida de vários amapaenses. Ele destaca também a importância do Creap realizar a busca ativa na casa de pacientes para aumentar a rede de acolhimento e assistência em saúde.

“A distribuição dos kits será mensal e com certeza vai melhorar a qualidade de vida de muitos amapaenses, aumentando as chances de cura e proporcionando melhores resultados com o tratamento proposto”, destacou

A dona de casa Mara Luzia Almeida, 38 anos, usa bolsa de colostomia há um ano e quatro meses. Sem poder trabalhar, a mulher destaca que enfrentou problemas para aquisição de materiais que são essenciais para o tratamento.

“A minha maior dificuldade durante o tempo que uso a bolsa é a compra, mas agora com as entregas do Creap estou me sentindo mais acolhida pelo Estado. Acredito que a partir de agora tudo na minha vida vai melhorar”, comemorou.


Deixe seu comentário


Publicidade