Cidades

Governo reúne estudantes de comunidades indígenas e urbanas para aula no Bioparque

O intercâmbio de saberes faz parte da programação “Aula com cheiro de floresta”, que segue até sexta-feira, 19


 

O Bioparque da Amazônia, localizado na Zona Sul de Macapá, se tornou uma verdadeira sala de aula a céu aberto nesta terça-feira, 16. Como parte do projeto “Aula com cheiro de floresta”, o Governo do Amapá reuniu os estudantes da Escola Estadual Araçary Correa com os alunos indígenas da Escola Jorge Iaparrá, para um encontro marcado pela troca de saberes e experiências.

 

A programação contou com danças, rodas de conversa e momentos de interação entre as diferentes escolas. Além disso, os jovens puderam conhecer a rica biodiversidade do espaço, que apresenta plantas e animais nativos do território amapaense.

 

Para a estudante Cristine Silva, de 8 anos, a experiência foi inesquecível, e permitiu que ela aprendesse, ao mesmo tempo, sobre a história dos povos e da natureza do Amapá.

 

 

“Eu achei muito legal. A gente pode aprender sobre a natureza e até ver alguns animais de perto. Vimos um jacaré, um macaco-prego e uma onça pintada. Aprendemos mais sobre os povos e participamos da dança com os outros alunos. Eu nunca vou esquecer que vivi isso”, relata a estudante, empolgada.

 

A programação é realizada em uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seed) com a Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi). O objetivo da iniciativa é promover reflexões acerca do desenvolvimento sustentável nas escolas estaduais, alinhado ao tema norteador da Seed em 2024: “Educação, Cidadania e Sustentabilidade”.

 

Para a diretora da Escola Estadual Araçary Correa, Estela Gemaque, o momento foi muito valioso, pois substituiu as programações escolares clássicas do Dia do Indígena, que geralmente são marcadas por estereótipos e generalizações.

 

 

“A Escola Araçary leva a educação ambiental como uma de suas prioridades. Por isso, fomos escolhidos para esse intercâmbio especial. Foi um momento descontraído, com troca de informações entre as culturas que valeu como uma aula de ciências, história, geografia, uma verdadeira aula interdisciplinar a céu aberto”, ressalta a diretora.

 

Aula com cheiro de floresta

O projeto “Aula com cheiro de Floresta” está alinhado ao Plano de Governo da gestão, que tem como uma das suas prioridades promover o cuidado com o planeta. A iniciativa fortalece as relações entre estudantes de escolas estaduais com rodas de conversa, apresentações culturais e passeios.

 

O projeto começou na última segunda-feira, e segue com programações em diversas escolas ao longo da semana. Durante a programação, os alunos irão conhecer pontos históricos e turísticos da cidade. Confira a programação completa:

Projeto “Aula com cheiro de floresta”

Quarta-feira, 17

  • Noite

19h – Apresentação do Turé e roda de conversa sobre a cultura e a resistência, com mediação de Bruna Karipuna, Alda Ribeiro e Benedito Alcântara, na Bibliogarden do Amapá Garden Shopping

20h30 – Intercâmbio “Abril Resistência” entre estudantes da E. I. E. Jorge Iaparrá e da E. E. Nancy Nina da Costa, além de artistas do Coletivo Juremas, na Bibliogarden do Amapá Garden Shopping

 

Quinta-feira, 18

  • Manhã

10h – Intercâmbio “Conhecimento, cultura e educação ambiental”, na E. E. T. I. Maria do Carmo Viana dos Anjos

  • Noite

19h – Sessão de cinema com filmes produzidos no Amapá, com mediação de Rayane Penha e Andreia Lopes, na Bibliogarden do Amapá Garden Shopping

20h30 – Intercâmbio “Abril Resistência” entre estudantes da E. I. E. Jorge Iaparrá e da E. E. Mário Quirino da Silva, além de artistas do Coletivo Abeporá das Palavras, , na Bibliogarden do Amapá Garden Shopping

 

Sexta-feira, 19

  • Manhã

8h – Intercâmbio “Encontro do Turé com o Marabaixo” entre estudantes da E. E. Araçary Correa Alves e da E. I. E. Jorge Iaparrá, com participação das Secretarias de Estado dos Povos Indígenas (Sepi) e da Cultura (Secult), além dos grupos Berço do Marabaixo e Herdeiros da Tradição, no Barracão da Tia Gertrudes

10h – Programação na Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

12h – Almoço com as secretárias de Estado da Educação, Sandra Casimiro, e de Políticas Educacionais, Antônia Andrade

  • Tarde

14h – Visita de campo, no Curiaú

  • Noite

18h – Apresentação do Turé com a Sepi, no monumento Marco Zero do Equador

 


Deixe seu comentário


Publicidade