Cidades

Guarda parques comemoram dia na praça Floriano Peixoto

Movimentação começa às 15h com música, exposições e doação de mudas de árvores, além de apresentação do monumento representativo da classe de trabalhadores.


Douglas Lima

Da Redação

A partir das 15h desta quarta-feira, 31, na praça Floriano Peixoto, a Prefeitura Municipal de Macapá executa programação especialmente elaborada para comemorar o Dia do Guarda Parque, que hoje transcorre.

O secretário municipal de meio ambiente, Márcio Pimentel, e o guarda parque Airton Ferreira, um dos organizadores do evento, estiveram na manhã de hoje no programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9) para falar do Dia do Guarda Parque na praça Floriano Peixoto.

O evento foi preparado pela prefeitura e a Associação de Guarda Parques do Amapá. Constará de música, exposições, doação de mudas de árvores e venda de produtos orgânicos.

Serão doadas cerca de trezentas mudas de árvores frutíferas, como cupuaçu e jambo, e arbóreas como oitis e ipês. Cada muda representa um guarda parque capacitado no estado do Amapá. A Federação Internacional de Guarda Parques (FIG) explica que guarda parque é a pessoa envolvida nas práticas de preservação e proteção de todos os aspectos das áreas selvagens ou sítios culturais.

No Amapá, os guarda parques trabalham nas áreas de preservação ambiental (APAs) da Fazendinha e Curiaú, e também nas áreas quilombolas e indígenas, que são áreas protegidas.

Airton Ferreira disse no programa LuizMeloEntrevista que a profissão de guarda parque, nos níveis federal, estadual e municipal, ainda não é reconhecida, de maneira que a classe luta para que a atividade venha a ser regularizada em lei.

Uma das atrações da movimentação na praça Floriano Peixoto será a apresentação do monumento representativo do guarda parque. Macapá é a primeira cidade do Brasil a possuir o monumento. No mundo, apenas três monumentos existem, dois na Austrália e um nos Estados Unidos.


Deixe seu comentário


Publicidade