Cidades

Hospital de Emergência faz mais de cem atendimentos a vítimas

Só neste ano já foram registradas 5 mortes, entre as quais uma criança de 2 anos de idade



 

Com a chegada das festas juninas, a direção do Hospital de Emergência (HE) alerta a população quanto ao manuseio de fogos de artifício. Levantamento do HE aponta que até agora já foram atendidas mais 147 vítimas de queimaduras. Desses casos, 13 ocorreram só nos 11 primeiros dias de junho.

É nesta época que a entrada de pacientes, vítimas desse tipo de acidente, aumenta no pronto-socorro de Macapá. Anualmente, o HE recebe cerca de 400 queimados e registra pelo menos cinco óbitos. “As pessoas acreditam que qualquer um pode soltar fogos e de qualquer jeito. E é justamente por acreditarem que isso é algo simples e que não causa nenhum mal, que temos essa grande demanda”, pontuou Daniel Monteiro, enfermeiro-técnico responsável pelo Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).

Em 2013, foram atendidos no CTQ 388 pacientes. No ano passado, 492. No entanto, o número de vítimas pode ser bem maior, pois nem todos os que se acidentam procuram atendimento médico. “A nossa preocupação é que, nesses primeiros meses de 2015, nós já tivemos cinco mortes. Ou seja, superamos os números de um ano todo. A última foi de uma criança de apenas dois anos de idade”, lamentou o enfermeiro.

O Centro de Tratamento de Queimados do HE é o único em todo o Estado. Recebe pacientes dos 16 municípios e também das áreas ribeirinhas das ilhas paraenses, onde é comum queimaduras com óleo diesel. Atualmente, quatro pacientes estão internados no centro, nenhum em estado grave.

Cuidado com as crianças
Ainda segundo o responsável pelo CTQ, as crianças são as maiores vítimas de queimaduras, principalmente dos acidentes domésticos. “São casos que acontecem dentro da residência das próprias vítimas. Os pais devem se preocupar com panelas contendo café e água quente, deixadas em cima da mesa e do fogão. E em relação as festas juninas, evitar que as crianças brinquem com fogos”, alertou Daniel.


Deixe seu comentário


Publicidade