Cidades

Macapá MaisAgro intensifica apoio à agricultura familiar

Secretário do desenvolvimento econômico diz que programa busca, entre outros pontos, diminuir os custos das famílias atendidas.


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico intensifica trabalho de apoio aos agricultores dos distritos de Macapá como suporte à agricultura familiar, fortalecendo e contribuindo para o desenvolvimento do setor primário.

O titular da pasta, Isaías Carvalho, que falou na manhã desta terça-feira, 18, no programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9), informou que os serviços são do programa Macapá MaisAgro que busca diminuir, sobremaneira, os custos das famílias atendidas, ensinando a elas a maneira correta de fazer o arado da terra para receber hortaliças, mandioca e frutas, entre outras culturas.

No momento, cheiro verde, alface, couve flor, mamão, maracujá e macaxeira fazem parte das espécies cultivadas pelos agricultores que abastecem as feiras da capital. O secretário ilustrou que no interior do município estão sendo preparadas trezentas áreas para plantio de mandioca.
Isaías Carvalho acentuou que o programa Macapá MaisAgro também busca pelo menos reduzir em alto grau a dependência que a cidade e o estado do Amapá tem da importação de produtos da agricultura.

Somente a Associação dos Produtores da Vila do Valdemar, no Coração, são 32 famílias beneficiadas diretamente com o auxílio. Leonel Martins, um dos coordenadores do Macapá MaisAgro, explica que o incremento no setor representa aumento de faturamento para o trabalhador. “Com esse tipo de apoio, os agricultores acabam tendo uma diminuição de custos. Isso é bom, porque incentivamos e melhoramos a agricultura familiar”.

Erinaldo Siqueira, que possui uma propriedade no Coração, afirma que somente com aluguel com máquina para o arado o custo varia entre R$ 150,00 e R$ 200,00 por hora. Com a disponibilidade do trator e contrapartidas dos agricultores, os custos caem cerca de 80%. “É importante essa parceria com a prefeitura, porque a gente tem muitas despesas e com esse trator caiu bastante. Com esse trabalho, acho que conseguiremos abastecer as feiras que atendemos”, conta.


Deixe seu comentário


Publicidade