Cidades

Mazagão Velho está pronto para os visitantes da Festa de São Tiago

O Governo do Amapá destinou uma série de serviços para revitalização e manutenção dos espaços onde vai acontecer a festa, no dia 25.


Arquibancadas montadas, balneário revitalizado e a Rodovia AP-010 preparada para receber os visitantes de Mazagão Velho, que vão prestigiar a tradicional batalha entre os Mouros e Cristãos no Dia de São Tiago, 25 deste mês. O espetáculo será na Vila de Mazagão, distante 70 quilômetros de Macapá. Uma manifestação de fé e cultura que ocorre há 242 anos, e tem o apoio do Governo do Amapá.

E, para oportunizar a mais pessoas a visita ao município, o governador Waldez Góes decretou ponto facultativo, no dia 25, nas repartições públicas estaduais da administração direta e indireta. A data, alusiva a São Tiago, é comemorativa no Calendário do Estado. A ideia é valorizar a cultura amapaense, incentivando a economia local, gerando renda para os empreendedores da região.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) disponibilizou R$ 232 mil para a reforma de prédios públicos, como a praça, cemitério, capela, centro comunitário, base da Polícia Militar, Unidade Básica de Saúde (UBS) e malocas utilizadas no festejo.

Além disso, o governo reforçou a segurança com policiais militares, blitzes da operação Lei Seca e bombeiros militares no balneário. A Unidade Básica de Saúde funcionará 24h, com reforço de equipes da capital e também do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O acesso ao munícipio foi ampliado, com a inclusão de mais 16 ônibus na linha Macapá/Mazagão, totalizando 32 veículos à disposição dos passageiros. Os agentes de fiscalização da Secretaria de Estado de Transporte do Amapá (Setrap) estarão nos terminais para assegurar o embarque e desembarque dos usuários, sem transtornos.

No local da festividade, uma praça de alimentação foi montada com ofertas de diversos tipos de comidas, como lanches, espetinho, camarão e aquele açaí mazaganense que não pode faltar. Os turistas também terão a oportunidade de adquirir lembranças de São Tiago e o artesanato de Mazagão, que estão expostos na feira do empreendedor, organizada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).

A Agência de Fomentos do Amapá (Afap) atuará na festa conscientizando empreendedores e os visitantes a substituírem plásticos de uso único por canudos inox, sacolas ecológicas e cerâmica. A ideia é preservar o meio ambiente.

A Festa de São Tiago

Tradição trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago completa 242 anos, em 2019, e acontece de 16 a 28 de julho. É realizada desde 1777, em Mazagão Velho, no município de Mazagão. Mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto para contar a aparição de Tiago como um soldado anônimo, que lutou bravamente ao lado do povo cristão contra os mouros e garantiu sua vitória.

É organizada e realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Amapá e prefeitura local. Este ano, o Estado investiu R$ 692.738,40, repassados através de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Mazagão (MazagãoCult).


Deixe seu comentário


Publicidade