Cidades

Ministério da Agricultura valida Zoneamento Agrícola de Risco Climático para milho no Amapá

Atualização aconteceu durante reunião realizada pelo BC, Embrapa e Ministério da Agricultura


O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para o cultivo de milho no estado do Amapá foi atualizado durante reunião de validação realizada pelo Banco Central, Embrapa e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com as contribuições de técnicos de extensão rural, agentes financeiros e gestores do setor produtivo do Amapá.

 

O método ZARC indica os períodos favoráveis para plantio/semeadura por cultura e por município, levando em conta as características do clima, o tipo de solo e ciclo de cultivares. O Zoneamento Agrícola de Risco Climático e útil para o produtor evitar que adversidades climáticas coincidam com as fases sensíveis das culturas e reduza perdas agrícolas.

 

A tecnologia do ZARC foi lançada em 1996. É coordenada pelo Ministério da Agricultura a partir de metodologia da Embrapa. É de fácil entendimento e adotada por produtores rurais, agentes financeiros e demais usuários, inclusive pode ser acessada pelo aplicativo Plantio Direto (disponível no Google Play e App store).

 

No caso do Amapá, o estado apresenta ambiguidade em relação ao clima. Ocorrem riscos de perdas na produção por excesso de chuva ou de seca. Por isso, é preciso encontrar a “janela” correta para realização dos plantios e minimizar riscos. A época ou janela de plantio depende do clima, solo e da cultura e do cultivo (ciclo em dias).


Deixe seu comentário


Publicidade