Cidades

MP/AP e ABIN encerram curso de Inteligência Aplicada no Amapá

Curso foi direcionado aos membros do Sistema Brasileiro de Inteligência.


Na sexta-feira (12), o Ministério Público do Amapá (MP-AP), em parceria com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), encerrou, no auditório do Complexo Zona Sul do MP-AP, o “Curso de Inteligência Aplicada”. O treinamento, que iniciou no dia 8 de agosto, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco, teve duração de cinco dias. O objetivo foi capacitar membros de instituições do Sistema Brasileiro de Inteligência sobre os fundamentos da atividade, além da consolidação e difusão da Doutrina Nacional de Inteligência.

O procurador-geral de Justiça, em exercício, do MP-AP, Nicolau Crispino fez o encerramento do evento. De acordo com o superintendente estadual da ABIN, Júlio César Ferreira Pereira Júnior, o Curso de Inteligência Aplicada é ofertado a instituições parceiras para nivelar o conhecimento sobre a doutrina de Inteligência, a fim de facilitar a comunicação entre os envolvidos.

“O curso abordou vários assuntos, como a metodologia da produção do conhecimento e questões de contrainteligência. Nós eu objetivamos não só nivelar o conhecimento, mas também a demanda de networking, que é muito importante para o Sistema de Inteligência Brasileiro funcionar, onde os parceiros se conhecem e constroem relações de confiança. Foi um treinamento bastante eficaz”, explicou Júlio César Ferreira Pereira Júnior.

Na ocasião, o superintendente da ABIN fez a entrega de uma placa institucional ao PGJ em exercício, em reconhecimento ao trabalho prestado pelo Ministério Público à sociedade e pela parceria junto à Agência Nacional de Inteligência na promoção do curso. Por sua vez, Nicolau Crispino agradeceu a honraria e, em nome da PGJ, Ivana Cei, garantiu a continuidade do trabalho conjunto entre as instituições.

Na oportunidade, o procurador-geral de Justiça em exercício, Nicolau Crispino, registrou sua satisfação em representar a PGJ do Ministério Público, Ivana Cei, e citou a importância da parceria com a ABIN para contribuir na formação de membros do MP-AP.

“É muito importante para o Ministério Público do Amapá poder oferecer toda a estrutura para o evento e, principalmente, ser parceiro nesta iniciativa. O curso proporcionou algo valioso aos participantes, que foi a possibilidade de trocar conhecimentos e informações entre as instituições envolvidas”, ressaltou Nicolau Crispino.

Além de membros do MP-AP, participam do curso servidores da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC); Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobrás); Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ); Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP); e forças de segurança do Amapá.


Deixe seu comentário


Publicidade