Cidades

MS vai oferecer tratamento inovador para Hepatite C

Amapá será beneficiado



 

Os pacientes brasileiros com hepatite C passarão a contar, em todo o País, inclusive nas redes públicas do estado e municípios, ainda este ano, com um dos tratamentos mais inovadores disponíveis no mundo. A decisão de recomendar que esses medicamentos passem a ser utilizados no SUS foi tomada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (Conitec). A partir dessa recomendação, a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Sctie) avaliará o processo e apresentará a posição final do Ministério.

O novo tratamento, composto pelos medicamentos daclatasvir, sofosbuvir e simeprevir, tem uma taxa de cura de 90%, significativamente maior que todos os tratamentos utilizados até o momento, e duração de 12 semanas, contra as 48 semanas de duração da terapia anterior. Outra vantagem é que todo o tratamento é oral, dando mais qualidade de vida e conforto ao paciente.

A previsão é de que a portaria comunicando a inclusão dos medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS) seja publicada na próxima semana. Com isso, os pacientes com hepatite C crônica poderão ter acesso à medicação, que será adquirida de maneira centralizada pelo Ministério da Saúde para a distribuição aos estados, até o final do ano. O Brasil é um dos primeiros países a adotar essa nova tecnologia na rede pública de saúde, com acesso universal e gratuito.


Deixe seu comentário


Publicidade