Cidades

Navio chinês ancorado em Macapá registra 14 tripulantes com Covid-19

Dois infectados precisaram desembarcar para receber atendimento médico na capital, mas, não avisaram as autoridades sanitárias.


Foto exclusiva: Águia Drone - imagens aéreas

Railana Pantoja
Da Redação

 

A Vigilância em Saúde de Macapá confirmou na manhã desta sexta-feira (6) que dois tripulantes de um navio estrangeiro ancorado na orla da cidade estão com Covid-19 e procuraram atendimento médico.

Segundo as autoridades sanitárias, a informação inicial é de que esses tripulantes burlaram o protocolo sanitário adotado para navios estrangeiros que adentram o estado, indo diretamente a uma UBS em busca de atendimento de saúde, sem solicitar ajuda dos órgãos de controle.

A Companhia Docas de Santana, que receberia o navio neste domingo (8), detalhou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a saída do navio de Macapá e a troca de tripulantes não ocorrerá.

Além disso, a Companhia confirmou que a tripulação do navio é formada por 21 estrangeiros, sendo que 14 testaram positivo para a Covid-19. Desses 14, dois precisaram de atendimento médico na capital e estão internados.

A secretária de saúde de Macapá, Karlene Lamberg, informou que os dois tripulantes que desembarcaram sintomáticos são chineses e foram atendidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lélio Silva, na zona sul. “Na madrugada, chegaram dois pacientes que estavam em um navio ancorado nas proximidades da cidade. Eles deram entrada na unidade Lélio Silva, já estão isolados, com quadro de saúde estável, mas devem ser transferidos para a Unidade Santa Inês enquanto aguardam regulação para o Covid HU. A expectativa é levá-los direto para a unidade estadual, mas, se não conseguirmos os leitos, vamos internar os dois no Santa Inês”, disse Karlene.

Os outros 12 tripulantes positivados estão sendo monitorados. Por precaução com a variante Delta, já foi solicitado exame do tipo sorologia de todos que estão no navio. “Nós consideramos uma situação grave, tomamos todas as providências, isolando os pacientes e dando todos os EPIs para nossas equipes atenderem os casos. Consideramos situação grave porque eles não cumpriram o protocolo preventivo de ficar no navio e solicitar atendimento dos órgãos sanitários, foram direto à UBS e colocaram em risco a própria equipe médica”, lamentou a secretária.

A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS/AP) ainda não se manifestou sobre, mas está fazendo inspeção no navio durante esta sexta (6) e deve se pronunciar em breve.

 

China
O navio chinês Mandarin Dalian transporta minério de ferro e veio da cidade de Gana, na África Ocidental. Ancorou em Macapá no dia 30 de julho, mas, o destino final era o Porto de Santana, no dia 8 de agosto.

* Matéria em atualização


Deixe seu comentário


Publicidade