Cidades

Novo presidente do Coren-AP mostra atribuições dos profissionais de enfermagem

Doutor Nonato Costa agora lidera Conselho Regional de Enfermagem do Amapá e discorre sobre funções dos técnicos, auxiliares de enfermagem e socorristas


 

Douglas Lima
Editor

 

O especialista em urgência e emergência e diretor estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu,  doutor Nonato Costa, venceu as eleições ocorridas no ano passado e assumiu a presidência do Conselho Regional de Enfermagem, Coren-AP. Mesmo sendo chapa única, do quantitativo mínimo necessário de 1.500, Nonato conquistou 2.671 votos.

 

Empossado desde 15 de dezembro, Nonato participou da diplomação na noite desta segunda-feira, 15, para um mandato de três anos, de 2024 até 2026.

 

O novo presidente informou que na gestão do Coren-AP atuam dez profissionais, sendo seis enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem. “São cinco titulares; três fazem parte da diretoria”, informou.

 

 

Explicando o papel do Conselho de Enfermagem, Nonato salientou que até os profissionais de enfermagem têm essa dúvida. O Coren-AP atua em cima de causas trabalhistas. “Não podemos legislar em cima”, pontuou Notato, que completou dizendo que o conselho é responsável por normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

 

Sobre a diferença entre o auxiliar de enfermagem e o técnico em enfermagem, Nonato falou das atribuições de cada um: “O auxiliar de enfermagem não está habilitado para entrar numa ambulância, já o técnico, pode. São questões de habilitações e competências do exercer da profissão. Um técnico pode entrar em uma UTI”, afirmou.

 

Por fim, Nonato falou da atuação dos socorristas: “Trabalham com equipes de saúde, de resgates. São profissionais de enfermagem e médicos. São os resgatistas ou socorristas, responsáveis por exercer o socorro dentro do pré- hospitalar”, concluiu.

 


Deixe seu comentário


Publicidade