Cidades

Operação Lei Seca intensifica as ações de fiscalização do trân

O Departamento de Estadual de Trânsito (Detran-AP), por meio da Operação Lei Seca.



Segundo o coordenador da campanha, tenente Uesclei Costa, a medida faz parte do plano integrado que as instituições de trânsito realizam nos finais de semana, na capital e nos municípios, como forma de coibir os acidentes.

“A equipe faz uma varredura nos veículos abordados, aplica testes de etilômetro, checa a documentação e, se tudo estiver dentro da norma, o motorista é liberado”, pontuou.

Nas duas primeiras semanas que antecedem o Natal, houve abordagem de 161 pessoas que conduziam carros ou motos, 19 foram autuadas no artigo 165 (dirigir sob o efeito de álcool ou substância psicoativa), 8 foram autuadas por não terem a Carteira Nacional de Habilitação, 7 carros foram removidos para o pátio do Detran e três condutores apresentados ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) por desobediência às normas de trânsito.Ação faz parte do plano integrado que as instituições de trânsito realizam nos finais de semana, na capital e nos municípios, para coibir acidentes.

Para o diretor-presidente do Departamento, José Aurivan Gomes, desde que a Lei Seca foi instituída no Amapá, houve uma redução nos números de mortes violentas no trânsito em até 40,8%. “Queremos continuar trabalhando e assegurar que o Estado pretende alcançar a meta de 50% de redução, conforme solicita a Organização das Nações Unidas (ONU) para 2020”.

 

Educação preventiva
O Núcleo de Educação do Detran (Neduc) também desenvolve ações nas escolas com uma equipe de educadores, repassando aos estudantes e professores a importância de se respeitar as leis de trânsito nas escolas da Zona Norte de Macapá.

De acordo com o gerente do Neduc, Márcio Pantoja, a finalidade da capacitação é prevenir, por meio de palestras e discussões, as pessoas que diariamente utilizam as vias públicas. “Essas orientações criam um movimento de prevenção nas atividades dos cidadãos, tornando-os mais conscientes para serem multiplicadoras de nossas ações. São cuidados necessários para a prevenção da vida”, ponderou.


Deixe seu comentário


Publicidade