Cidades

Pavilhões de segurança máxima do Iapen serão entregues em 2017

Afirmação foi feita pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Ericlaudio Alencar


Com objetivo de garantir o cumprimento do cronograma das obras no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Ericláudio Alencar, realizou na manhã de terça-feira, 20, uma vistoria técnica nas três obras em andamento na unidade prisional.
Uma delas é a construção dos pavilhões de segurança máxima, previstos para serem concluídos em 2017, contendo 14 celas com capacidade para 85 internos. Além de duas celas com seis vagas para Portadores de Necessidades Especiais (PNE). O valor do investimento é de R$ 1.939,695,56.
O sistema hidrossanitário é uma obra que foi iniciada em 2011 e abandonada pela empresa responsável em 2014. Retomada na gestão atual, quando concluída vai permitir a coleta e tratamento de esgoto dos pavilhões e da cozinha da penitenciária, sanando o problema crônico de esgoto a céu aberto, assim como resolver as questões da poluição ambiental no entorno do instituto. A obra está 90% concluída e está prevista para ser entregue no primeiro semestre do ano que vem.
Durante a vistoria, Ericláudio Alencar destacou a importância das construções. “O Iapen não era para regime fechado; antigamente, era apenas um colônia agrícola e as adaptações feitas aqui demandaram tempo e muito recurso. Agora, estamos tentando prosseguir essas obras para dotar o Iapen de uma estrutura necessária para recuperar o interno”, informou Alencar.
A reforma da penitenciária dispõe da recuperação do telhado, do sistema elétrico e hidráulico, paredes das celas, troca de grades, entre outras melhorias. A obra está orçada em R$ 3.049.145,10.
As obras de construção da penitenciária de segurança máxima, com capacidade para 500 internos, serão retomadas ainda em 2017. Atualmente, o processo está em fase de uma nova licitação. “A Sejusp tem avançado em obras e projetos que contemplam a ampliação de vagas no sistema prisional, e, sobretudo, no processo de ressocialização dos reeducando da penitenciária”, concluiu o secretário.
A visita foi acompanhada pelo diretor da instituição, Jefferson Dias, engenheiros responsáveis pelo andamento das obras e imprensa.


Deixe seu comentário


Publicidade