Cidades

Pela primeira vez, amapaenses avaliarão sistema de água e esgoto nos municípios

O projeto foi intitulado “Estudo do sistema de abastecimento de água e esgoto do Amapá”


A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) e a Universidade Federal do Amapá (Unifap) assinaram acordo de cooperação técnica para executar pesquisas socioeconômicas e de satisfação e identificar o perfil dos usuários dos serviços prestados pela empresa estatal em todo o Amapá. A assinatura ocorrerá às 16h no prédio da Reitoria, localizado no campus Marco Zero do Equador, em Macapá.
O projeto intitulado “Estudo do sistema de abastecimento de água e esgoto do Amapá” coleta informações necessárias visando a melhoria do serviço com a implementação de novas obras de saneamento em Macapá. “No próximo ano, teremos a finalização de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que trarão mais benefícios à população, como a construção de mais reservatórios para as zonas norte e sul da capital. Queremos saber o grau de satisfação dos clientes antes e depois das obras”, informou.
De acordo com o coordenador geral do projeto, professor Dr. Manoel Pinto, da Unifap, o acordo de cooperação trará benefícios para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.
“Esta cooperação técnica coloca o Laboratório de Ciências Sociais em sintonia com as instituições locais e com a própria sociedade amapaense, contribuindo ainda para uma melhor qualificação dos acadêmicos do curso que poderão experimentar teoria e prática ao mesmo tempo. Para a universidade, esse momento consolida uma das questões mais importantes numa academia: cooperar com o desenvolvimento e estender a produção de conhecimento especializados para a sociedade”, explicou o professor.
Segundo o Manoel Pinto, as pesquisas para a Unifap serão desenvolvidas por professores e acadêmicos do curso de Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) que serão responsáveis pelo trabalho de campo (entrevistas e observações), sob a coordenação do Laboratório de Ciências Sociais da Unifap.
O gerente comercial da Caesa explicou que a Companhia disponibilizará os recursos necessários para a realização do projeto e fará a seleção dos estudantes junto com a Unifap. “Inicialmente, o acordo está previsto para ter a duração de três anos. Acreditamos que este trará benefícios para as duas instituições, buscando o desenvolvimento técnico de ambas, visando, assim, o bem estar da população que necessita dos serviços essenciais de água e esgoto”, finalizou.


Deixe seu comentário


Publicidade