Cidades

Prefeitura alinha ações para lançamento do Programa de Reestruturação da Rede Física das Escolas Municipais

As visitas fazem parte das etapas finais para a elaboração dos projetos de reforma e ampliação das escolas que farão parte da primeira etapa do programa, que deverá ser lançado em breve pelo Município.


O prefeito de Macapá, Clécio Luís, o secretário de Educação, Moisés Rivaldo e o coordenador do Programa de Reestruturação da Rede Física das Escolas Municipais, Redi Santos, deram início a um ciclo de visitas técnicas às instituições de ensino para avaliar in loco as instalações, verificando as necessidades e prioridades de cada uma. Inicialmente, três unidades escolares foram visitadas (Vera Lúcia Pinon Nery, Infraero II; Maria José dos Santos Ferreira, Aturiá; e Escola Eunice Picanço, no bairro Congós).

As visitas fazem parte das etapas finais para a elaboração dos projetos de reforma e ampliação das escolas que farão parte da primeira etapa do programa, que deverá ser lançado em breve pelo Município. Para o diretor da Escola Vera Lucia Pinon, Odirlei Isacksson, a expectativa é grande para que o projeto seja lançado e as obras iniciadas. “Hoje, nossa escola atende 1.900 alunos em três turnos, de diversos bairros, mesmo não estando na condição ideal. Com a reforma, melhorará significativamente, até mesmo porque pelo projeto haverá uma ampliação do ambiente que nos possibilitará atender melhor nossos alunos”.

O programa deverá ser executado por meio de recurso federal, de emenda dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, e contrapartida do Município. De acordo com o secretário Moisés, na primeira etapa deverão ser contempladas 14 escolas, da capital e do interior, que passarão por reformas e ampliações. “Ampliaremos cozinhas, reformaremos banheiros, as partes elétrica e hidráulica, e faremos algumas ampliações na parte física, de acordo com a necessidade de cada instituição”.


Para o prefeito Clécio, a implantação do programa dará início a um grande projeto de melhoria na educação do município. “A reestruturação das nossas escolas é virar uma página na qualidade, principalmente da estrutura da nossa rede educacional. Já conseguimos avançar muito no ponto de vista pedagógico, na relação com a comunidade escolar e com os servidores da educação. Mas, de fato, a nossa rede física foi sendo precarizada ao longo das duas últimas décadas”.


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