Cidades

Prefeitura de Santana promove dia sem carro.

Essa é uma das ações propostas pelo Plano de Mobilidade Urbana


O Dia Mundial Sem Carro é celebrado em 22 de setembro, e incentiva as pessoas a usarem outros transportes alternativos, como a bicicleta, que ajudam com o meio ambiente e a promovem  asustentabilidade. Santana saiu na frente na comemoração e realizou no último domingo, o “Pedal da Mobilidade”.  Moradores de Santana aderiram a causa e saíram de casa usando meios de transporte alternativos. Parte da Avenida Santana foi fechada para que as pessoas pudessem utilizar o espaço à vontade.

Essa programação faz parte das ações do Plano de Mobilidade Urbana, que busca proporcionar uma melhoria na qualidade de vida da população. As atividades de conscientização envolvem a sociedade nas ações e propõem uma reflexão sobre a forma de encarar a mobilidade e preservar o meio onde vivem. “O Plano de Mobilidade que estamos construindo para Santana obedece a uma pirâmide , onde primeiro vem o pedestre, em seguida ciclista e  depois transporte público. Nosso objetivo principal é que a cidade seja usufruída por pessoas e para as pessoas. ” Disse Marina Duarte, arquiteta e coordenadora técnica de elaboração do plano de mobilidade.


Participaram do dia sem carro, as Comissões Executiva e Técnica do PMU, representantes das Secretarias Municipais de Governo (Semgov); Assistência Social e Cidadania (Semasc); Educação (Seme); Saúde (Semsa); Desenvolvimento Econômico e Economia Solidária (Semdes); e de Obras Públicas (Semop); do Gabinete; Sanprev; Centro do Idoso; Fundação de Cultura, Turismo, Cultura e Lazer (Functel) e atletas de ciclismo.

Para a Coordenadora Técnica, Social e Logística do PMU, Alderinda Ferreira, a construção do projeto com mais ciclovias, vai estimular um número maior de pessoas de bicicletas, praticando mais atividades e preservando o meio ambiente. “É mais uma ação do Plano de Mobilidade Urbana de Santana, que segue a pirâmide: pedestre, ciclista, transporte coletivo e outros.  O intuito é chamar a atenção, tanto para a preservação, quanto para mobilização do cidadão”, explicou Alderinda.

Sobre o Plano de Mobilidade

Essa é a primeira vez que um plano de mobilidade urbana é pensado para o município de Santana. O projeto começou em março desse ano, com pesquisa de campo e avaliação técnica. Essa é uma ferramenta de gestão para a captação de recursos para a melhoria da circulação dentro da cidade, tanto para pedestres até para veículos pesados.


Deixe seu comentário


Publicidade