Cidades

Prefeitura faz manutenção nas academias ao ar livre

A Prefeitura Municipal de Macapá está fazendo manutenção nas quatro academias ao ar livre da cidade. A primeira concluída foi a da zona norte, localizada no bairro Jardim Felicidade I. As academias ao ar livre visam a melhoraria da condição física, qualidade de vida e saúde da população. Os aparelhos ajudam a trabalhar cintura escapular, […]


A Prefeitura Municipal de Macapá está fazendo manutenção nas quatro academias ao ar livre da cidade. A primeira concluída foi a da zona norte, localizada no bairro Jardim Felicidade I. As academias ao ar livre visam a melhoraria da condição física, qualidade de vida e saúde da população. Os aparelhos ajudam a trabalhar cintura escapular, fortalecimento dos músculos e auxiliam na queima calórica e ativação das articulações.

Os equipamentos não têm peso e usam apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento, criando resistência e gerando benefício personalizado, independentemente de idade, peso e sexo. A aposentada Carmozina Santos, de 72 anos, é prova desses benefícios. Frequentadora há três meses da academia da zona norte, disse que as dores que costumava sentir desapareceram depois da prática diária de atividade física. “Meu médico recomendou que eu fizesse atividade física para melhorar as dores fortes que sentia no corpo por conta do meu sedentarismo. Comecei a frequentar, e hoje faço questão de estar sempre aqui. Minha vida mudou muito, não tenho mais dores, me sinto mais esperta, e fiz novas amizades”.


Todas as atividades são orientadas por equipes de educadores físicos e fisioterapeutas, e acontecem diariamente durante manhã e noite. Para a educadora física Thayany Sena, é gratificante ver o quanto o estilo de vida dos frequentadores mudou. “Aqui todo dia tem gente nova chegando para participar das aulas de ginástica, de musculação. Nossa turma começou com cinco pessoas, e hoje 40 frequentadores permanentes, gente que não fazia qualquer tipo de atividade, e que atualmente colhe os benefícios da prática regular. Uma vez por mês realizamos um café da manhã saudável para estimular a prática da boa alimentação e o convívio entre eles. Mesclamos aulas de ginástica, step e treinamento funcional para que os exercícios não se tornem repetitivos”.

A próxima academia a ser reformada é a do Cabralzinho. Em seguida serão as do Araxá e Santa Inês. Todo o trabalho é feito através do mutirão da reconstrução, composto por voluntários da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que fazem reparos pontuais em unidades básicas de saúde (UBSs), e agora nas academias ao ar livre. Reparos esses que não geram ônus aos cofres públicos, pois são realizados através de doações e fazem toda a diferença para quem utiliza, levando mais qualidade aos serviços prestados à comunidade.


Deixe seu comentário


Publicidade