Cidades

Programa de profissionalização vai contemplar este ano 6.712 jovens com 600 cursos no Amapá

Habilitação dos cadastros acontecem de 26 de fevereiro a 2 de março. Coordenado pela Sejuv, programa é executado por 27 secretarias estaduais.


A Secretaria extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) Joelma Santos revelou na manhã desta sexta-feira (23) com exclusividade no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9), por telefone, que o programa Amapá Jovem, coordenado pela Sejuv e executado por 27 secretaria estaduais vai contemplar este ano 6.712 jovens de 15 a 29 anos de idade com 600 cursos profissionalizante e oficinas. A habilitação dos cadastrados será feita de 26 de fevereiro a 2 de março no site www.juventude.ap.gov.br ou nas unidades do Super Fácil.

 

“Concluímos o calendário e agora vamos partir para as inscrições depois de várias reuniões de avaliações e verificação de documentos de todos os que se cadastraram no programa, e agora vamos partir para as inscrições, oportunizando a preparação de 6.712 jovens de 15 a 29 anos para o mercado de trabalho com cerca de 600 cursos profissionalizantes de grande porte, como eletrônica básica, panificação, informativa e empreendedorismo, por exemplo, sendo que esses cursos contemplam as áreas de educação, saúde, esporte, tecnologia, projetos e oficinas de arte e cultura, além de atividades esportivas”, pontuou Joelma Santos.

 

Conforme explicou a secretária, cada beneficiário vai receber R$ 120 mensais de transferência de renda, além de ser incluído em programas como Passe Livre, que garante gratuidade no transporte coletivo. De acordo com o calendário, as aulas dos beneficiários, que acontecerão duas vezes por semana, pela manhã e tarde, com três horas de duração, estão previstas para iniciar no dia 5 de março e ocorrerão, simultaneamente, nas escolas estaduais, batalhões da Polícia Militar, grupamentos do Corpo de Bombeiros, centros comunitários e centros didáticos de Macapá, Santana e demais municípios.

 

“O Amapá Jovem é um programa transversal que envolve articulação com o Gabinete Civil e mais 27 secretarias estaduais responsáveis pela execução das atividades voltadas para os jovens habilitados no programa, que passaram por avaliação para saber se atendem aos critérios do programa, como os pré-estabelecidos na LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social); estar na faixa etária de 15 a 29 anos; possuir renda familiar de até dois salários mínimos; não possuir vínculo empregatício; estar em situação de vulnerabilidade social e ser ativo no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais)”, finalizou a secretária.


Deixe seu comentário


Publicidade