Cidades

Quarentena continuará por mais 10 dias em Macapá

O novo decreto mantém as medidas de isolamento social e a suspensão dos serviços não essenciais em Macapá até 13 de junho.


De acordo com o novo Decreto Municipal 2.142/2020, será mantido o isolamento social pelo período de 10 dias, prorrogando o Decreto nº 1833/2020, de 2 de abril, alterado pelos Decretos Municipais nº 1915/2020, nº 2.006/2020 e nº 2.069/2020 da Prefeitura de Macapá.

Também mantém os horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais de produtos de atividades essenciais, como serviços bancários, de alimentos, de saúde, e agora, com seu Artigo 3º, também inclui os serviços contábeis (contador/contabilista), no serviço das 8h às 18h. O objetivo da nova prorrogação é reforçar os cuidados para evitar o contágio por meio de aglomerações de pessoas.

Embora o período de isolamento mais rígido (lockdown) tenha melhorado o índice de isolamento social, com os rodízios e barreiras sanitárias na cidade, o município de Macapá ainda apresenta uma crescente nos casos de Covid-19. Dez dias atrás possuía 3.615 confirmados, com 98 óbitos. O último boletim apresentou 5.337 casos confirmados, com 149 óbitos.

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, destacou que o município está retornando a quarentena e que não terá lockdown. Disse ainda que a medida é uma forma de garantir algumas condicionantes que foram estabelecidas em reunião com o Comitê Técnico Científico de Enfrentamento da Covid-19, Fecomércio, Governo do Estado, segurança pública e órgãos de Justiça, para a retomada das atividades econômicas e sociais.

“Esse período de 10 dias de quarentena é um resguardo para garantirmos que as condicionantes estabelecidas aconteçam. A primeira delas é garantir para a população um percentual acima de 80% de leitos. Que a ala do Hospital Universitário, conseguido pela bancada federal, esteja funcionando. De acordo com o Governo Estadual, irá inaugurar nesta sexta-feira, 5. E que o índice de contaminação desacelere, estabilize ou fique decrescente. Durante esse tempo, estaremos preparando medidas para uma futura abertura gradual do comércio”, ressalta.

 

Atividades continuam suspensas 

Permanecerão suspensos em todo o território municipal eventos de qualquer natureza, público ou privado, com aglomeração de pessoas, atividades coletivas em espaços e equipamentos públicos e privados, como shows, festas, congressos, reuniões, torneios, jogos, apresentações teatrais, sessões de cinema, comemorações e reuniões realizadas em âmbito público ou privado que gerem aglomerações. Estão suspensas, também, aulas presenciais em estabelecimentos de ensino, públicos e privados, e feiras de qualquer natureza.

 

Isolamento social

Continua sendo recomendada a circulação de pessoas apenas em casos estritamente necessários, conforme detalhado no Decreto.

 

Uso de máscara

Continua obrigatório o uso de máscaras de proteção, industriais ou caseiras, por quem, durante a pandemia, precisar sair de suas residências, principalmente se estiver em locais públicos, dentro de transporte coletivo ou em estabelecimentos.


Deixe seu comentário


Publicidade