Cidades

Rodada de negociação em São Paulo hoje pode por fim à greve dos bancos

BANQUEIROS CEDEM AO MOVIMENTO


Após 15 dias da deflagração da greve dos banqueiros, os banqueiros chamaram a categoria para uma rodada de negociações que vai ocorrer às 16h desta terça-feira, em São Paulo. A revelação foi feita ainda a pouco pelo presidente do Sindicato dos Banqueiros do Amapá, Edson Cardoso, ao programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9). Segundo ele, a abertura das negociações deveu-se ao fortalecimento da greve, que já fechou 12.550 agências em todo o país.

“A greve está cada vez mais forte, e esta semana já estamos iniciando a paralisação da parte de tecnologia, o que acabou por deixar os banqueiros acuados, forçando essa negociação. Independentemente desse chamamento, entretanto, o cronograma previsto para o movimento continua sendo cumprido; só após essas negociações é que o comando da greve vai levar essas propostas à categoria, que vai decidir por sua aceitação ou continuidade do movimento”, explicou Edson Cardoso.

O presidente do Sindicato explica que até então os banqueiros não haviam dado nenhum sinal de que estão dispostos a negociar, tanto que ofereceram apenas 5,5% de reajuste salarial, bem abaixo da inflação, quando a reivindicação da categoria é de 16%.

“É bom deixar bem claro à população, entretanto, que a categoria não está reivindicando apenas reajuste salarial, mas sim, também, a abertura de novas agências, contratação de mais empregados e redução das tarifas bancárias, porque a partir do momento que se entra num banco a pessoa já está pagando; ao tirar um simples extrato, você tem que pagar tarifa, por exemplo. Os ganhos dos bancos são muito altos nas operações financeiras, como empréstimos; em contrapartida, os bancos têm que cumprir também a sua função social”, finalizou o presidente do Sindicato dos Bancários. (Ramon Palhares)


Deixe seu comentário


Publicidade