Cidades

SEMSA inicia vacinação para idosos acima de 85 anos, em Macapá

A terceira dose é ofertada para idosos a partir de 85 anos, imunodeprimidos e transplantados, pois necessitam de um esquema vacinal adaptado por apresentarem resposta reduzida ao imunizante.


Lana Caroline
Da Redação

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), iniciou a aplicação da dose de reforço na capital nesta quinta-feira (16). A iniciativa se dá em função da Nota Técnica n º 27 de 2021 do Ministério da Saúde, que orienta os estados e municípios quanto à administração da terceira dose da vacina contra a Covid-19.

“Temos nossas UBS’s a disposição para essa modalidade, também está disponível a segunda dose das vacinas AstraZeneca, Pfizer e Coronavac para quem precisa”, disse o subsecretário de Saúde municipal, Kleverton Siqueira.

A terceira dose é ofertada para idosos a partir de 85 anos, imunodeprimidos e transplantados, pois necessitam de um esquema vacinal adaptado por apresentarem resposta reduzida ao imunizante.

“Conforme o andamento vamos estar fazendo um escalonamento para que na próxima semana, comece a baixar essas idades. Em quatro ou cinco semana vamos conseguir chegar até as outras idades”, disse Kleverton.

Sobre a vacinação da dose reforço em idosos acamados, o subsecretário afirmou que será disponibilizado um cadastro para esse grupo. “Para os acamados, será divulgado um link para realizar o cadastro dessas pessoas para que nossas equipes possam se deslocar até a residência do idoso e realizar a cobertura vacinal”, afirmou.

De acordo com o cronograma de vacinação da Semsa, este grupo também será vacinado na sexta-feira (17). A divulgação dos pontos de vacinação, horário de funcionamento e documentação exigida serão divulgados no site da Prefeitura de Macapá e nas contas oficiais da instituição no Facebook, Twitter e Instagram.

Eles irão receber, preferencialmente, a vacina com a plataforma de RNA mensageiro, como a Pfizer, que será utilizada pela Semsa para aplicação da terceira dose.

 

Conect Sus
Sobre a inserção de dados no sistema nacional Conect Sus, Kleverson informou que, com o problema de conexão via internet, tudo é feito manualmente e depois inseridas no sistema nacional de informações.

“São 15 pessoas que fazem esse procedimento e ainda contamos com o apoio da SVS em relação ao cadastro de fichas. Em Macapá, temos um grande problema que é a conexão de internet, então tudo é feito manualmente e depois inserido no sistema de informação nacional. Estamos com uma média de 8 mil fichas por dia, mas as equipes estão batalhando para colocar o máximo de informações no sistema”, informou.

E aqueles que ainda não conseguem acessar sua carteira nacional de vacinação ou que não consta as informações, através do aplicativo Conect SUS, deve se dirigir até a Central de Imunização, que fica na Avenida Fab, e informar qual o problema para que possa ser resolvido.


Deixe seu comentário


Publicidade