Cidades

SIMS divulga Disk Denúncia de combate à violência contra idosos no Amapá

15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída para lembrar que violar os direitos dos idosos é crime e precisa ser combatido pela sociedade civil.


Railana Pantoja
Da Redação

 

15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, com o intuito de reafirmar a importância do combate desse tipo de crime.

Nesta segunda-feira (15) a secretaria estadual de Mobilização e Inclusão Social, Albanize Caldas, reforçou que vizinhos e até mesmo familiares são fundamentais para fazer a denúncia aos órgãos responsáveis.


“Nós temos sete Conselhos vinculados à Secretaria, um deles é o dos direitos da pessoa idosa. Estamos nos programando pra fazer um debate sobre o combate à violência da pessoa idosa no isolamento social. De acordo com o delegado Newton Gomes [Polícia Civil], de 47 inquéritos uns 25 são só de pessoa idosa, é uma estatística que estamos apenas começando. Não que antes não acontecesse essa violência, mas hoje, por conta da conscientização da sociedade, veio a crescer o número de denúncias nas delegacias”, falou Albanize.

Ainda que sejam feitas denúncias, existem os casos subnotificados. A subnotifcação ocorre quando o idoso sofre violência física, psicológica, financeira, abandono, maus-tratos e até mesmo cárcere privado dentro do próprio lar, mas o crime não é levado à Polícia.

“Temos um número para as pessoas fazerem a denúncia, é o 99908-4038, é o delegado Newton que está à frente de todo esse trabalho e que precisa de apoio da sociedade civil”, finalizou Albanize Caldas.


Deixe seu comentário


Publicidade