Entrevista

“Quem acredita saber demais não está apto a gerir equipe de sucesso”

Renata Motone, destacada consultora de Recrutamento e Seleção, dá dicas valiosas.


Manter a equipe motivada foi o grande desafio dos líderes e gestores no ano passado. Para especialista do mercado, o mote agora passa a ser a de promoção de um ambiente estável e harmonioso para toda a equipe.

 

Diário do Amapá – Em um cenário como o da pandemia da novo Coronavírus, o Covid-19, como as lideranças sejam empresariais, públicas ou familiares precisaram lidar com mudanças imprevisíveis?
Renata Motone – As habilidades dos gestores ganham uma nova característica: a de promoção de um ambiente estável e harmonioso para a equipe. Dar condições técnicas e construir um ambiente saudável para promover um bom desempenho profissional dos colaboradores é papel do gestor. Terá destaque aquele que conseguir alavancar resultados positivos por meio de uma gestão mais humanizada e compatível com o cenário atual, por isso todos os especialistas. Até escrevi um artigo esta semana em que como especialista apontamos cinco ações necessárias na estratégia de liderança em 2021.

 

Diário – Pois é, sobre isso vimos que nunca é demais a recomendação de que todo grande líder deve se colocar à disposição, é por aí?
Renata – Foi-se o tempo em que os colaboradores não tinham acesso direto aos seus gerentes. Para construir uma base de confiança e troca colaborativa dentro do ambiente profissional, o gestor precisa se colocar à disposição de todos para construir uma relação mais próxima com sua equipe. Geralmente o andamento do trabalho era prejudicado pelo distanciamento da liderança com a equipe, ocasionando um medo no colaborador de se direcionar ao seu superior direto. Um líder próximo e acessível pode acelerar o andamento dos projetos com efetividade, além de contribuir para um clima que favoreça o diálogo”, diz Renata.

 

Diário – A senhora diria até que poderia recomendar que se crie um plano de ação baseado em metas semanais?
Renata – Sim, exatamente, para que todo o time esteja a par das necessidades da empresa, é papel do gestor traçar metas semanais. Renata, salienta a importância de metas semanais tangíveis: “fazer um planejamento estratégico mensal é fundamental, mas alterá-lo semanalmente com metas definidas, de acordo com as necessidades da semana, gera rendimento e engajamentos melhores também.

 

Diário – Se especializar e atualizar constantemente não deixa de ser uma recomendação para esses tempos também, não é professora?
Renata – Estudos e preparação são importantes em qualquer área de atuação. Em 2020 o profissional que se especializou teve grande destaque. Um gestor sempre precisa se atualizar de acordo com as principais mudanças do mercado. Quem acredita saber demais não está apto para gerir uma equipe de sucesso.

 

Diário – Estar atento às necessidades individuais dos integrantes desse time, a senhora diria?
Renata – Um time só conclui projetos se estiver bem individualmente. Um gestor precisa ter escuta ativa com todos a sua volta. Não se trata de colocar o individual acima do coletivo, mas ouvir as necessidades de seus colaboradores pode ser o caminho para gerar confiança, já que o rendimento da equipe depende do potencial do profissional.

 

Diário – Transmitir segurança é algo também igualmente importante e válido?
Renata – Diante de um ano repleto de instabilidades no âmbito emocional, pessoal e financeiro, o colaborador em 2021 busca mais segurança para desenvolver um trabalho eficaz. O líder de destaque neste ano, segundo Remata, será aquele que transmitirá a sensação de estabilidade para a equipe. “O papel da liderança é criar um ambiente o menos estressante possível, para demonstrar que, mesmo que o contexto mundial ainda não seja o melhor, o colaborador tem a tranquilidade para desenvolver um bom trabalho.

 

Diário – Para fechar professora, gostaríamos que a senhora reforçasse quais serão os desafios dos gestores em 2021 com um cenário pandêmico ainda distante do fim?
Renata – Manter a equipe motivada foi o grande desafio dos líderes e gestores no ano passado. A pesquisa Tendências Globais de Capital Humano da Deloitte 2020 observou que, embora as organizações sejam responsáveis apenas pela segurança física dos trabalhadores, 96% dos entrevistados dizem que o bem-estar é uma responsabilidade organizacional. ■

 

 

PERFIL

Renata Motore

Com formação e especialização em Psicologia, pela Universidade São Marcos, também tem pós graduação em Gestão de Pessoas pelo Instituto Pieron, de São Paulo.

 

Destaques como profissional

-Profissional com mais de 15 anos na área de Recursos Humanos, estando à frente de processos seletivos para diversos segmentos e níveis de vagas.
– Atendimento a empresas de diversos segmentos, sendo eles saúde, logísticos, indústria e varejo com demandas pontuais e de grande volume. Atuação durante 4 anos com coordenação de equipes de atração e seleção, com vagas nos níveis operacionais, técnicas, administrativas, especialistas e gestão.

 

Autoapresentação

– Para Renata Motone, consultora de Recrutamento e Seleção da Luandre Middle, uma das maiores consultorias de RH do Brasil, quem deseja sucesso profissional no próximo ano precisa de planejamento: “é importante criar metas, mas, para que elas se realizem é fundamental definir uma estratégia e trabalhar em cima dela.

– Coordenação de equipe de recrutamento e seleção, acompanhando o desenvolvimento e entrega de processos a clientes de diversos segmentos. Análise das vagas conduzidas pela equipe, com direcionamento do plano de ação.

 


Deixe seu comentário


Publicidade