Esportes

Amapaenses conquistam medalhas nos Jogos Parapan Americanos de Santiago, no Chile

Wanna Brito conquistou medalha de ouro na classe F32 e Leylianne Santos conquistou medalha de bronze no taekwondo na categoria K-44


 

Lana Caroline
Editora de Esportes

 

A sexta-feira (25) foi marcada por alegria, lágrimas e vitórias para duas atletas amapaenses. Wanna Brito e Leylianne Santos são as únicas do estado que estiveram disputando nos Jogos Parapan Americano de Santiago 2023, no Chile, e subiram ao pódio da competição, trazendo orgulho para os amapaenses.

 

A estreante na competição, Wanna Brito, aproveitou para marcar ainda mais a sua trajetória esportiva em 2023. Ela conquistou medalha de ouro no arremesso de peso com a marca de 7,36m na classe F32 (pessoas com paralisia cerebral) e bateu o recorde da competição, que antes era da colombiana Nhora Medina, com 6,77m. “É a minha estreia no Parapan e já ganhei meu primeiro ouro e estou muito feliz e grata. O ouro é nosso, do Brasil, do Amapá”, disse após a conquista da medalha.

 

 

A paratleta amapaense é vice-campeã mundial no arremesso de peso na classe F32, para atletas com paralisia cerebral. Wanna, recentemente, quebrou o recorde das Américas no lançamento de club e arremesso peso no Circuito Paralímpico de Atletismo, em São Paulo. Ela também esteve compondo a delegação brasileira no Grand Prix Marrakesh 2023, onde conquistou uma medalha de ouro e uma de prata.

 

Outra amapaense que esteve compondo a delegação brasileira e subiu ao pódio do Parapan foi a paratleta Leylianne Santos, que conquistou medalha de bronze no taekwondo na categoria K44 , até 65 kg. Ele venceu a colombiana Yerly Martinez após um empate, que definiu a amapaense campeã após ter acertado mais vezes o colete da adversária.

 

 

“Obrigada a todos pela torcida. Foram dias difíceis para chegar até aqui e a conquista veio. Só tenho a agradecer a minha equipe, amigos e família. Essa medalha é nossa!”, escreveu Leylianne em sua rede social.

 

Essa é a segunda vez que Leylianne disputa os Jogos Parapan-Americanos. A primeira foi em 2019, quando conquistou o bronze, na categoria K44 +58kg, em Lima, no Peru. A amapaense é a atual 5ª melhor do mundo na classe K44; vice-campeã mundial em Istambul, na Turquia; medalha de prata no Pan Series III; medalhas de bronze no Open Panamericano de Parataekwondo e no Gran Prix de Manchester.

 


Deixe seu comentário


Publicidade