Esportes

Carros de corrida sem motorista na pista para estreia em abril em Abu Dhabi

Os carros são as estrelas da Liga Autônoma de Corridas de Abu Dhabi, que realizará sua corrida inaugural no circuito do Grande Prêmio em 28 de abril de 2024


 

O circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, palco do encerramento da temporada de Fórmula 1 no mês de novembro, será um campo de testes nas próximas semanas para um carro de corrida movido por algoritmos de software, e não por qualquer mão humana.

 

Os carros de roda aberta Dallara Super Formula SF23 sem motorista, capazes de atingir velocidades de 300 quilômetros por hora (186 milhas por hora), possuem um computador no lugar da cabine e não precisam de volante, assento, pedais ou halo de proteção.

 

Os carros são as estrelas da Liga Autônoma de Corridas de Abu Dhabi (A2RL), que realizará sua corrida inaugural no circuito do Grande Prêmio em 28 de abril de 2024, com um fundo de prêmios de US$ 2,25 milhões.

 

Dez equipes de carro único estarão envolvidas no primeiro ano, mas os organizadores aceitam que a ciência ainda não existe para que todos possam correr juntos em alta velocidade.

 

“Sabemos que dois carros (sem piloto) podem correr bem juntos em uma pista, o que estaremos nos esforçando para ver é se você conseguirá alcançar um resultado em que três ou quatro carros corram competitivamente entre si?”, Dr. Tom McCarthy, diretor executivo da empresa operacional ASPIRE, disse à Reuters.

 

“Estamos na fronteira da ciência neste caso. Se chegarmos a um ponto em que 10 carros correrão (juntos) nos próximos cinco anos, acho que seria uma grande conquista. Nós nos vemos em um caminho de desenvolvimento, vemos um momento no futuro em que teremos tantos carros alinhados no grid para uma corrida autônoma quanto para uma corrida de Fórmula 1, mas isso não vai acontecer hoje ou amanhã”.

 

A ASPIRE faz parte de um Conselho de Investigação de Tecnologia Avançada estabelecido por Abu Dhabi há três anos com o objetivo de alavancar a tecnologia para ajudar a diversificar a economia do emirado rico em petróleo.

 

Fonte: Reuters

 


Deixe seu comentário


Publicidade