Nota 10

Família Simpirilim estará em Macapá para encontro com os contadores de histórias da cidade

O aprendizado de diferentes estratégias de leitura é fundamental para estimular jovens e adultos nas diversas formas de ler, além de perceber e reconhecer o mundo que o cerca.


No dia 26 de novembro a Família Simpirilim (PA) estará em Macapá para a realização de uma oficina intitulada “A arte de encantarolar histórias”, a iniciativa vai promover momentos de reflexão sobre o papel social dos contadores de histórias e a importância desta arte no resgate e preservação da memória, bem como, aprimorar o trabalho dos artistas e demais profissionais que lidam com essa arte no dia-a-dia.
attachmentO aprendizado de diferentes estratégias de leitura é fundamental para estimular jovens e adultos nas diversas formas de ler, além de perceber e reconhecer o mundo que o cerca. Neste sentido, a contação de histórias é um precioso recurso para o estímulo à leitura, à reflexão sobre a sociedade e sobre a complexidade da condição humana, além de oportunizar àquele que ouve as histórias, uma reflexão sobre si próprio. Assim, a Família Simpirilim apresenta alguns recursos dos quais se vale para enredar o ouvinte/leitor na sua atuação.
Com a realização desta oficina em Macapá, o grupo deseja compartilhar com os artistas da palavra, professores e demais profissionais da educação, agentes de cultura, bibliotecários e profissionais afins, recursos lúdicos para aperfeiçoar sua atuação com a literatura oral/escrita; estimular a formação de ouvintes/leitores; oportunizar a criação de diversos recursos lúdicos a partir da literatura oral/escrita.
attachment-1A oficina tem caráter vivencial, teórico e prático, valendo-se da utilização de diversos recursos como a música, os brinquedos cantados e os brinquedos tradicionais, livros, entre outros, tendo na ludicidade a principal ferramenta. Ao término, os participantes receberão certificados e livros do premiado escritor Jorginho Quadros.
Jorginho Quadros – escritor, compositor e contador de histórias, residente no município de Paragominas (PA). Co-criador do grupo Família Simpirilim, que tem por essência um trabalho de fomento à leitura e resgate das culturas tradicionais, através de seus shows literomusicais. Autor de sete livros, entre infanto-juvenis, poesia e conto, tendo recebido diversos prêmios em certames literários, em nível regional e nacional. Compôs o cd Vou te contar, de músicas e histórias autorais. Atuou como gestor cultural no instituto Fernando Arapiranga (IFAC) com o qual desenvolveu o projeto Cultura na Kombi que proporciona às comunidades vulneráveis e aos moradores da zona rural, o acesso à leitura numa biblioteca móvel, à contação de histórias, música e cinema. O projeto segue através da Família Simpirilim, tendo recebido prêmios em nível local e nacional. É membro da Red Internacional de Cuentacuentos (RIC). Ministra cursos e oficinas sobre a arte de contar histórias e a música na contação de histórias.
Andiara Santos – terapeuta ocupacional, especialista em saúde mental, e terapeuta holística. Utiliza as histórias como recurso terapêutico na sua atuação clínica. Co-criadora do grupo Família Simpirilim, no qual atua como contadora de histórias e responsável pelos recursos lúdicos do grupo. Atuou como secretária no instituto Fernando Arapiranga (IFAC), tendo atuado no projeto Cultura na Kombi, como contadora de histórias e mediadora de leitura. É membro da Red Internacional de Cuentacuentos (RIC). Ministra cursos e oficinas sobre as histórias como recurso terapêutico, confecção de recursos para contação de histórias.

Deixe seu comentário


Publicidade