Política

Amapá assume coordenação da Câmara Temática da Educação no Fórum de Governadores da Amazônia Legal

Secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, foi eleita para presidir a Câmara pelos próximos 12 meses


 

O Governo do Amapá assumiu, nesta sexta-feira, 12, a coordenação da Câmara Temática de Educação do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que chegou a sua 27ª edição em Rio Branco, no Acre.

 

O governador Clécio Luís participou do Fórum, onde destacou a criação das câmaras temáticas da Construção Civil e Habitação, além da setorial voltada aos Povos Indígenas e da Floresta, que foram aprovadas pelos conselhos e estarão na programação da próxima edição do encontro, que acontecerá no estado de Rondônia.

 

A secretária de Educação do Estado, Sandra Casimiro, pautou o curso da educação na região, além de demandas voltadas para o ensino indígena na Amazônia.

 

 

“É fundamental estarmos à frente das pautas. Como um estado que tem dezenas de escolas de difícil acesso, já tratamos sobre o transporte escolar e educação indígena. Nosso objetivo é apresentar políticas específicas para o financiamento da pauta e a efetivação dessa política”, destacou a secretária.

 

A secretária apresentou, ainda, a pauta do Custo Amazônia, que abrange iniciativas do Governo Federal, como os programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate). Houve, ainda, ênfase especial no fortalecimento da Educação Indígena, com discussões entre os secretários dos povos indígenas, que integram, pela primeira vez, as discussões.

 

Foram delineadas, juntos com os secretários estaduais da Região Norte, as ações a serem desenvolvidas ao longo de 2024, buscando fortalecer a região amazônica e promover avanços no setor.

 

O encontro resultou na consolidação de um relatório sobre a estrutura das escolas e a formação dos professores indígenas, além de concurso para a categoria. O documento foi entregue no final desta sexta-feira, 12, aos governadores da Amazônia Legal.

 


Deixe seu comentário


Publicidade