Política

Amapá recebe mais de 12,4 mil doses das vacinas Astrazeneca e Coronavac, confirma Randolfe

De acordo com confirmação do Ministério da Saúde ao senador Randolfe, são mais 12.450 doses de imunizantes, sendo 12.250 doses de vacina AstraZeneca e 200 da CoronaVac.


Lana Caroline
Da Redação

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, confirmou ao senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) que um novo lote de vacinas contra a Covid-19 chega ao Amapá nesta quinta-feira (29).

De acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, deverá aterrissar, por volta de 12h20, no Aeroporto Internacional de Macapá, mais 12.450 doses de imunizantes, sendo 12.250 doses de vacina AstraZeneca e 200 da CoronaVac.

“Em Macapá, foi apresentada uma demanda de 7 mil imunizantes da CoronaVac para a segunda dose de idosos [de 60 a 65 anos] e chegaram 3.600 na semana passada, o que é um erro relacionado ao problema de produção do Butantan, e que está ligado a outro problema: a exportação dos insumos farmacêuticos que vem da China. Estamos insistindo desde segunda-feira (26) que chegue o quanto antes mais vacinas CoronaVac. Chegam também novas doses da vacina Astrazeneca para a primeira e segunda doses dos amapaenses”, afirmou Randolfe.

As doses serão entregues para a equipe de imunização estadual e em seguida encaminhadas aos municípios amapaenses.

Randolfe revelou que ainda nesta quinta-feira será informado sobre o quantitativo de doses da vacina Pfizer/BioNTech que deverá chegar a Macapá até o sábado (1). Ao todo, durante esta semana, chegarão 1,3 milhões de doses do imunizante no país. Na próxima semana está previsto o envio de mais 1 milhão de doses.

“Hoje, pousa no aeroporto de Viracopos (SP), às 18h45, a aeronave com as primeiras doses da vacina da Pfaizer. Elas irão para o centro de distribuição de Guarulhos acredito que amanhã (29), as primeiras doses da vacina da Pfaizer, que é a mais recomendada no planeta para mulheres gravidas, chegue ao Amapá. Vamos poder começar a imunizar as gestantes com essa vacina.”

Sobre o armazenamento dos imunizantes, o senador afirmou que as doses serão distribuídas somente para as capitais pelas condições de armazenamento. “Estamos pressionando o Ministério da Saúde e o Governo do Estado para serem adquiridos os freezers necessários para Santana e outros municípios. É necessário se ter condições para armazenamento.”

Além disso, a Universidade Federal do Amapá (Unifap), cedeu à prefeitura de Santana, freezers -80 C° para o armazenamento das vacinas que serão destinadas ao município.

 

CPI da Pandemia

Na terça-feira (27), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as ações do governo federal e o uso de verbas federais na pandemia de covid-19 elegeu seu presidente. Os trabalhos serão comandados pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), que indicou Renan Calheiros (MDB-AL) para a relatoria. O vice-presidente eleito é Randolfe Rodrigues (Rede-AP).


“Entre os primeiros convocados estão os ex-ministros Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich, Eduardo Pazuello e o atual ministro, Marcelo Queiroga, além do presidente da Anvisa e Fábio Wajngarten. O roteiro de depoimentos começará semana que vem. Será ouvido pela manhã do dia 4, o ex ministro Mandetta, pela tarde o Nelson Teich. Na quarta (5) será Eduardo Pazuello, na quinta (6) é a vez do presidente da Anvisa e o ministro atual da saúde. Na semana seguinte, pretendemos ouvir o Fábio Wajngarten. A CPI pode contribuir para vinda de mais vacinas. Não é toa que nós convocamos o presidente da Anvisa, pois o estado do Amapá e Prefeitura de Macapá adquiriram as vacinas da Sputnik V, porém, a Anvisa não autorizou essa vacina, e essa é a razão para indagar o presidente, o porque não ouve a importação emergencial dessa vacina e de outras”, afirmou Randolfe.


Deixe seu comentário


Publicidade