Política

Audiência Pública leva mais de dois mil jovens à Assembleia Le

Objetivo da audiência pública foi discutir os projetos sociais que ajudam na formação de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco.


Cerca de duas mil pessoas passaram pelas galerias da Assembleia Legislativa (AL) nessa quinta-feira, 14, para participar da audiência pública que teve como tema “Combatendo a causa”. O foco da audiência foram os projetos sociais que, de acordo com o propositor da audiência, deputado Pedro da Lua (PSC), são ferramentas fundamentais para prevenir e combate o uso de drogas, a violência e a delinquência juvenil.

“Esses projetos sociais são ferramentas de transformação, principalmente daquelas crianças, adolescentes e jovens em situação de risco. Por isso merecem ser apoiados por todos, tanto pela sociedade civil quanto pelos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. Dessa forma, pelo esporte, cultura, dança e a arte poderemos construir realmente um cidadão muito melhor”, destacou o parlamentar que apoia vários projetos, principalmente na área esportiva.

No entanto, a audiência se transformou numa grande exposição que agregou em um único espaço várias oficinas, palestras, apresentações teatrais, música, dança, artes marciais e exposição de fotos e ilustrações do artista plástico Honorato Jr.

“Não sabia que podíamos apresentar nossa arte dessa forma na Assembleia Legislativa. Creio que esse é um momento histórico para a juventude. Aqui de dentro posso ver a importância real que temos. Aprendi muito com esta audiência e agora sei que eu e os outros jovens somos a diferença do amanhã. Finalmente alguém resolveu nos olhar com os olhos que merecemos ser enxergados”, disse a estudante Luciana Maciel Dias, de 18 anos.

Entre os projetos com maior número de jovens atendidos estão os realizados pela Polícia Militar do Amapá. “Apesar de não ser dever da PM fazer esse papel nos dedicamos aos projetos e programas sociais porque acreditamos na metodologia da polícia construtiva, aquela que ajuda na formação do caráter do cidadão. Os resultados estão aí. Temos formados atletas em várias modalidades que hoje brilham lá fora, sem falar na virada de vida de muitas famílias que conseguiram ser reestruturadas por esse acolhimento”, destacou o comandante geral da Polícia Militar, coronel José Carlos.

Fabíola Ribeiro, do Instituto Inova, também palestrou e destacou a importância de qualificar e inserir desde cedo os jovens no mercado de trabalho, missão que ela abraçou através do Inova.

Liliam Martins, diretora da Associação Beneficente Cafarnaum, trouxe uma amostra das inúmeras atividades desenvolvidas pela entidade, que atende desde crianças e adolescentes até grupos da melhor idade.

Durante as homenagens o ex pugilista Nelson dos Anjos – que mantém um projeto social de boxe com quase cem adolescentes e jovens carentes – foi ovacionado pelo deputado Pedro da Lua. O parlamentar protocolou o Projeto de Lei nº 111/2015 que cria a comenda denominada ‘Selo Nelson dos Anjos’.

“Esse selo será voltado às empresas que investem ou desenvolvem atividades de responsabilidade social nas áreas da educação, esporte, lazer e saúde. É uma forma de reconhecer o trabalho desses parceiros fundamentais para a manutenção dessas ações”, destacou o deputado.
 
Os deputados Paulo Lemos, Roseli Matos, Ericláudio Alencar, Edna Auzier e Jory Oeiras destacaram em seus discursos a importância de trazer o tema à baila. Paulo Lemos foi além: “Nunca me surpreendi tão positivamente com uma audiência pública como esta que ocorreu hoje”, declarou.

“Estamos falando em construção de caráter e mudança da realidade de vida de centenas de famílias. Confesso que nunca vi uma manifestação tão alegre e maciça nesta Casa de Leis. Estamos aprendendo com essa juventude que só quer respeito e valorização”, destacou o deputado Ericláudio Alencar. 

TEXTO: Elden Carlos
Foto/crédito: Cleito Souza


Deixe seu comentário


Publicidade