Política

Clécio discute ‘Objetivos do Milênio’ com representantes da Un

Debate



 

O prefeito Clécio Luís recebeu na manhã desta terça-feira, 7, representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, Maurício Garcia, do Movimento “Nós Podemos”, Patrícia Menezes e o cônsul da Venezuela no Brasil, Gabier Ranger, para discutir sobre as políticas públicas executadas pelo Município para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e traçar estratégias para consolidar o núcleo local do ODM na capital. O encontro foi acompanhado por gestores municipais da Saúde, Educação, Assistência Social, Desenvolvimento Social, Coordenadoria de Mulheres e pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos na Câmara, vereador Nelson Souza.

A agenda ao Amapá conta com o apoio do senador Randolfe Rodrigues, voluntário nas atividades, cuja preocupação com a mobilização e formação de multiplicadores na capital tem sido reforçada. Os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio representa o conjunto de metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000 e pactuadas por 191 países, entre eles o Brasil. São oito objetivos a serem atingidos pelos países voltados à erradicação da fome e da miséria; educação básica de qualidade a todos, promoção da igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, redução da mortalidade infantil, acesso à saúde das gestantes, combate à Aids, malária e outras doenças, garantia da qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e parcerias para o desenvolvimento.

Maurício Garcia explicou que a proposta é mobilizar e auxiliar os setores público, civil e privado a retomar o processo de consolidação do núcleo municipal e estadual do ODM. A comissão apresentou ao prefeito Clécio e sua equipe a Agenda de Compromisso lançada pela Presidência da República em 2011, instrumento que elenca 25 políticas públicas relacionadas aos oito Objetivos do Milênio e que já são executadas pelas prefeituras, mas que deve ser monitorada por meio dos núcleos locais, por isso a importância da consolidação dos comitês.

“As políticas públicas são executadas pelas prefeituras, mas o comitê de acompanhamento dos Objetivos do Milênio tem a responsabilidade de reunir os dados, alimentar o sistema e acompanhar a execução do processo. Isso aumenta as possibilidades de facilidade na liberação de recursos e estabelece um contato direto com o Governo Federal em políticas que ajudem a gestão. Vemos na Prefeitura de Macapá um grande parceiro para que indicadores negativos sejam superados”, afirmou Garcia, exemplificando a Prefeitura de Pombal (PB), onde o índice de mortalidade infantil chegou a zero, elevando a qualidade de vida da população.


Deixe seu comentário


Publicidade