Política

Governo destaca compromisso com o empreendedorismo em posse de gestores do Sebrae/AP

Governador e vice reafirmaram o apoio mútuo à instituição, dada sua importância na assistência aos negócios locais e no desenvolvimento econômico do Amapá. 


A geração de emprego e renda e o fortalecimento da economia amapaense são prioridades do Governo do Amapá desde 2015. Desta forma, assistir aos negócios locais existentes e incentivar o empreendedorismo são essenciais. Esses compromissos foram reafirmados pelo governador do Amapá, Waldez Góes, e pelo vice-governador, Jaime Nunes, durante a posse do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) e da Diretoria Executiva do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Amapá, que ocorreu na sede da entidade, em Macapá, nesta sexta-feira, 4.

Foram empossados para o período 2019-2022, os conselheiros do CDE – que representam entidades associadas ao Sebrae/AP – e o novo presidente do Conselho: o agropecuarista e engenheiro agrônomo Luiz Iraçú Colares, que assume o lugar antes ocupado pelo empresário Mateus Silva.

Também foi empossada a nova Diretoria Executiva, que tem como diretor-superintendente, Waldeir Garcia, no lugar de João Carlos Alvarenga. Tomou posse, ainda, o diretor de administração e finanças, Marcell Harb; e como diretora técnica, Marciane Santo. Na mesma solenidade tomaram posse os membros do Conselho Fiscal da entidade.

O Conselho Deliberativo do Sebrae exerce a direção superior da instituição e detém o poder de decisão. Já a Diretoria Executiva realiza a gestão administrativa e técnica da entidade.

Parceria

O governador Waldez Góes destacou a importância do Sebrae no apoio às micro e pequenas empresas no Amapá, e a assistência dada, principalmente desde 2015, em tempos de crise, para que os empreendedores locais não desanimassem com o cenário e, na pior das hipóteses, desistissem de seus negócios, oportunizando a eles treinamento capacitação e orientação.

Góes enfatizou que o Sebrae é uma entidade altamente representativa, que reúne atores de diversos setores produtivos e econômicos amapaenses, e, por isso, é indispensável a relação de apoio mútuo, para melhor indução do desenvolvimento e planejamento das políticas públicas voltadas ao empreendedorismo e geração de emprego e renda no Amapá.

“Sempre busquei, enquanto cidadão e agente público, valorizar o Sebrae e suas atividades, que beneficiam empreendimentos em diversos setores como os de produção, industrial, agricultura, pesca, comércio, responsáveis por grande parte da geração de postos de trabalho no Amapá. Os gestores que deixam o posto fizeram um brilhante trabalho que, com certeza, será continuado pelos novos gestores com nosso total apoio. Quem ganha com isso é toda a sociedade”, salientou o governador Waldez.

O vice-governador do Amapá, Jaime Nunes, já foi presidente do Sebrae, inclusive, na época em que a sede foi construída. Ele destacou o potencial do corpo técnico da instituição.

“O Sebrae é celeiro de um corpo técnico de excelência. O governo está pronto a fortalecer o entendimento com a instituição, para que sejam melhoradas as ações de campo, a orientação ao micro e pequeno produtor, ao micro e pequeno empresário, para que continuem a gerar riquezas e contribuir para o desenvolvimento do Amapá e da qualidade de vida da população”, concluiu Jaime Nunes.

 

Desenvolvimento

O governador Waldez Góes destacou que a relação de parceria com o Sebrae, aliada às medidas adotadas pela gestão em benefício da economia, reservam grandes avanços para o Amapá.

Ele exemplificou medidas como a permanente responsabilidade com o ajuste fiscal do Estado e enxugamento da máquina pública, além dos mecanismos de planejamento e execução de políticas públicas, como a Base Cartográfica do Amapá, a Rede Geodésica – uma das mais modernas do país -, o processo de Regularização FundiáriaZoneamento Econômico Ecológico (ZEE), entre outras.

“Buscamos o fortalecimento dos negócios, da economia, para que possamos manter e ampliar os investimentos em políticas públicas, sendo a educação, saúde e segurança áreas prioritárias”, registrou Góes.

 

Empossados

O presidente empossado do Conselho Deliberativo do Sebrae, Iraçu Colares, já presidiu a entidade há cerca de 20 anos. Ele pontuou que, nesse período, muita coisa avançou, mudou, e o Sebrae se reinventou, assim como tem novos desafios.

Colares destacou que, como demonstração da seriedade dos serviços prestados, a instituição nuca teve imbróglio com os órgãos controladores, e que este é um de seus compromissos. Iraçu ainda considerou importante a presença de um dos grandes empresários do Amapá, Jaime Nunes, agora como vice-governador, pois apesar de ser uma instituição independente, o Sebrae precisa da parceria com os agentes públicos.

“Confio na expertise dos dois grandes gestores que estão à frente do governo. Sabemos da importância que dão ao nosso trabalho e aos empreendedores do nosso Estado. Seguiremos juntos no assessoramento à micro e pequena empresa e somaremos esforços para assistir a contento os mercados existentes e os que estão surgindo, como o agronegócio, a agricultura comercial”, registrou Iraçu Colares.

O diretor-superintendente empossado do Sebrae, Waldeir Garcia Ribeiro, destacou que a nova equipe está pronta para encarar o novo momento que a economia brasileira e, consequentemente a do Amapá sinalizam, assim, podendo surgir novos empreendimentos.

“Temos as melhores perspectivas. Queremos manter o alto nível do trabalho executado pela diretoria que nos antecedeu e estreitar as parcerias com os governos estadual e federal”, frisou, destacando que, em parceria com o Governo do Amapá, são executados projetos como a Feira de Negócios nos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque; Educação Empreendedora; além da parceria contínua com a Junta Comercial do Amapá (Jucap), entre outras.

Participaram da solenidade de posse, autoridades e representantes dos Poderes, da iniciativa privada, de entidades representativas do setor produtivo, além de familiares e convidados dos empossados.


Deixe seu comentário


Publicidade