Política

Governo e sociedade discutirão soluções para enfrentamento ao racismo

Seafro acompanhará as etapas iniciais que serão compostas pelas Conferências Livre, Municipais e Estadual, que ocorrerão no segundo semestre deste ano.


Integrantes do movimento negro do Amapá iniciaram os preparativos para as discussões que nortearão a Conferência Estadual de Igualdade Racial, que este ano traz o tema “O Brasil na Década dos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”, prevista para ocorrer em novembro.

A Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro) acompanhará as etapas iniciais que serão compostas pela Conferência Livre, que ocorrerá no dia 22 de agosto, seguida pelas Conferências Municipais, que ocorrerão a partir do dia 31 de agosto. As três etapas são essenciais para levar as propostas do Amapá para a IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), marcada para o período de 27 a 29 de maio de 2018, em Brasília.

“Será uma grande oportunidade de reunimos segmentos e propostas para concretizarmos os anseios e reivindicações do povo afrodescendente. Estamos em uma construção conjunta que envolverá todos os municípios do Amapá”, destacou a secretária Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes, Núbia Souza.

Realizada pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), do Ministério da Justiça, e pelo Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), a Conferência segue as determinações previstas no Estatuto da Igualdade Racial, em que governo e sociedade discutirão soluções para o enfrentamento ao racismo.

Declarada pela ONU, a Década Internacional de Afrodescendentes até 2024, 196 países-membros da Organização se empenharão em iniciativas que atendam os objetivos do milênio. No Brasil, as atividades referentes ao período serão desenvolvidas sob a coordenação da SEPPIR, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Deixe seu comentário


Publicidade