Política

Judiciário destina 600 tornozeleiras eletrônicas para monitorar agressores de mulheres

Presidente do TJAP fez anúncia à Comissão de Combate ao Feminicídio da Alap


A Frente Parlamentar pela Prevenção da Violência Contra a Mulher e pela Redução do Feminicídio, da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), recebeu do presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador João Guilherme Lages, a confirmação da doação de 600 tornozeleiras eletrônicas para fortalecer o combate à violência doméstica e reduzir o feminicídio no estado.

O anúncio foi feito durante a solenidade de encerramento da 14° edição do programa “Justiça Pela Paz em Casa”, do TJAP. O evento aconteceu nesta sexta-feira (23), no plenário do Tribunal. O equipamento será para monitorar os agressores de mulheres, em medidas protetivas. A iniciativa faz do Amapá a primeira unidade da federação a usar este material em crimes de violência doméstica.


O presidente do judiciário foi além da doação das tornozeleiras, ele comunicou as parlamentares que o tribunal fez a aquisição de 100 botões do pânico, que deverá chegar nos próximos vinte dias. “A Frente nos solicitou apenas as tornozeleiras, mas resolvemos ir além, e já adquirimos, também, os botões do pânico para garantirmos a devida segurança as mulheres vítimas de violência doméstica”, informou. “O trabalho de combate à violência doméstica e família só tem resultado quando acontece em conjunto”?, arrematou João Guilherme Lages.

O anúncio surpreendeu a coordenadora da Frente, deputada Cristina Almeida (PSB). A legisladora aguarda apenas pelas tornozeleiras. “Fomos totalmente surpreendidas com este anúncio. Primeiro, porque estava certo que seriam 150 tornozeleiras e o desembargador João Guilherme Lages nos informa que disponibilizou 600, e logo em seguida diz que o tribunal adquiriu 100 botões do pânico, realmente, temos muito o que celebramos por conta desta grande conquista que representa mais segurança para as mulheres”, ressaltou.

Depois, as parlamentares Cristina Almeida, Edna Auzier (PSD), Aldilene Souza (PPL) e Telma Nery (PSDB), fizeram uma homenagem a juíza Michelle Farias, titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Santana, com o título de Honra ao Mérito do Legislativo, pelos relevantes serviços prestados a sociedade amapaense no combate à violência doméstica no estado. “Recebo esta homenagem em nome de todos os movimentos sociais que estão diretamente envolvidos neste mal que afligem mulheres de todas as classes sociais e precisamos combater todos os dias esse problema social”, destacou a magistrada.


Deixe seu comentário


Publicidade