Política

Justiça Eleitoral vai reforçar projeto de maior participação feminina na política

Dirigente da Comissão do Voto Feminino junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Amapá fala no rádio sobre estratégia para incentivar eleitoras a serem candidatas.


Cleber Barbosa 
Da Redação

 

Lena Mendes, que preside a Comissão da Participação Feminina na Política, concedeu entrevista ao programa Café com Notícia, da Diário FM (90,9) sobre as iniciativas para que a legislação já possa sair do papel, ou seja, que as eleitoras amapaenses possam também assumir o protagonismo das candidaturas aos cargos de prefeitas e vereadoras em 2020.

 

Ela disse que apesar da provisão legal, há um grande distanciamento do ideal de quotas da realidade da representação feminina nos mandatos eletivos. “A sociedade precisa trabalhar mais esse assunto, debater muito mais e especialmente as mulheres precisam falar mais de política para que essa previsão legal seja efetiva”, pondera.

 

A representante da Justiça Eleitoral disse que o momento é apropriado para um amplo debate também sobre o tema, mas lembrou que esse projeto na verdade teve início pelo próprio CNJ, para influenciar uma maior participação feminina na política.

 

O projeto, claro, foi abraçado pelo TSE, tanto que segundo Lana Mendes todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s) têm medidas e ações para trazer esse debate para a pauta das discussões.

 

“Além da preparação de uma cartilha educativa específica para as mulheres, vamos também fazer uma Live tratando dessa importante reflexão sobre a participação da mulher na política”, anunciou.

 

Os números também aferem que ainda é bastante tímida a participação feminina na política, segundo dados apresentados pela especialista. O contingente de eleitoras é de 53% do eleitorado brasileiro, 77 milhões de mulheres, sendo que as filiações partidárias representam 45%, mas nas eleições municipais de 2016 das 7 milhões de mulheres filiadas a alguma agremiação partidária, apenas 32% concorreram, ou seja, apenas 158 mil mulheres que registraram efetivamente suas candidaturas.


Deixe seu comentário


Publicidade