Política

Ministério Público do Amapá elege lista para o cargo de procurador-geral de Justiça

Dos três mais votados, Márcio Augusto Alves e Ivana Cei já ocuparam o cargo de procurador-geral de Justiça por mais de uma vez.


Paulo Silva
Editoria de Política

O procurador de Justiça Márcio Augusto Alves e os promotores Ivana Lúcia Franco Cei e Afonso Gomes Guimarães foram os mais votados na eleição do Ministério Público do Amapá (MP-AP), para o cargo de procurador-geral de Justiça. Eles formam a lista tríplice entregue ao governador Waldez Góes (PDT), a quem caberá a nomeação em até 15 dias.

Promotores de Justiça Eder Abreu, Vinicius Carvalho e o PGJ Roberto Alvares, da Comissão Eleitoral e os promotores de Justiça Afonso Guimarães, Ivana Cei e o procurador de Justiça Márcio Alves que compõem a lista tríplice

Promotores de Justiça Eder Abreu, Vinicius Carvalho e o PGJ Roberto Alvares, da Comissão Eleitoral e os promotores de Justiça Afonso Guimarães, Ivana Cei e o procurador de Justiça Márcio Alves que compõem a lista tríplice

Na eleição realizada nesta segunda-feira (5/12), Márcio Augusto Alves e Ivana Cei terminaram empatados com 54 votos (28,88%) do total, mas Alves ficou com o primeiro lugar por ser o mais velho. O terceiro lugar ficou com o promotor Afonso Guimarães, com 42 votos (22,48%). O promotor João Paulo de Oliveira Furlan obteve apenas 37 votos (19,79%). O total de votantes foi de 78, com 187 votos apurados.

Dos três mais votados, Márcio Augusto Alves e Ivana Cei já ocuparam o cargo de procurador-geral de Justiça por mais de uma vez.

Márcio Augusto Alves, tomou posse como procurador-geral em março de 2005, nomeado pelo governador Waldez Góes, a partir de lista tríplice. Em fevereiro de 2007, foi reconduzido ao cargo para o biênio 2007-2009.

Já Ivana Cei tomou posse como procuradora-geral de Justiça em março de 2011, nomeada pelo então governador Camilo Capiberibe (PSB). Um novo pleito a reelegeu para um segundo período, de março de 2013 a março de 2015.

O promotor de Justiça Roberto Álvares, atual procurador-geral, nomeado em dezembro de 2014 pelo então governador Camilo Capiberibe, não disputou a eleição para um segundo mandato, e disse que não gosta de continuidade no poder.

“O resultado aqui é fruto da vontade legitimada dos membros do MP-AP. Parabenizo aos integrantes da lista e ao promotor Furlan pelo desempenho e por terem se comportado com bastante diplomacia durante todo o processo eleitoral, pois quem ganha com isso é a democracia ministerial. Agradeço a todos os membros da comissão eleitoral pela tranquilidade e lisura do pleito. Tenho certeza que encaminhamos ao Executivo uma lis ta com nomes valorosos, cada qual com sua marca de trabalho e que saberão honrar a missão de conduzir a nossa instituição, caso venha ser indicado pelo governador”, manifestou Roberto Alvares.

De acordo com o artigo 10 da Lei Complementar 079/2013,  “A Procuradoria-Geral de Justiça, órgão executivo da Administração Superior do Ministério Público, tem por chefe o Procurador-Geral de Justiça.”

Lista de todos os procuradores-gerais de Justiça  
Dr. Romualdo Covre
Nomeado em janeiro de 1991 como Procurador-Geral de Justiça do Estado.
Dr. Sidney de Melo
Assumiu interinamente o cargo de Procurador-Geral de Justiça, em abril de 1992, e administrou o Ministério Público até maio de 1992.
Dr. Antônio Pereira de Almeida Filho
Tomou posse em maio de 1992, permanecendo até dezembro, exercendo o mandato por apenas sete meses.
Dr. Manoel de Jesus Ferreira de Brito
Foi nomeado pelo Governador Annibal Barcellos, em março de 1993. Um novo pleito o reelegeu para um segundo período, março de 1995 a março de 1997.
Dra. Raimunda Clara Banha Picanço
Primeira mulher a comandar o MPEA. Foi escolhida a partir de uma lista tríplice pelo então Governador João Alberto Rodrigues Capiberibe, por dois períodos, de março de 1997 a março de 1999, e de março de 1999 a março de 2001.
Dr. Jair José de Gouvêa Quintas
Tomou posse como Procurador-Geral de Justiça em março de 2001, sendo o escolhido da lista tríplice submetida ao então Governador João Alberto Rodrigues Capiberibe, para a sua primeira gestão, de 2001 a 2003. Permaneceu no cargo por mais um mandato, nomeado pelo Governador Antônio Waldez Góes da Silva, para o biênio 2003/2005.
Dr. Márcio Augusto Alves
Tomou posse como Procurador-Geral de Justiça em março de 2005, nomeado pelo Governador Antônio Waldez Góes da Silva, a partir da lista tríplice. Em fevereiro de 2007, foi reconduzido ao cargo para o Biênio 2007-2009.
Dr. Iaci Pelaes dos Reis
Tomou posse como Procurador-Geral de Justiça em março de 2009, nomeado pelo Governador Antônio Waldez Góes da Silva, e ficou até março de 2011.
Dra. Ivana Lúcia Franco Cei
Tomou posse como Procuradora-Geral de Justiça em março de 2011, nomeada pelo Governador Camilo Goés Capiberibe. Um novo pleito a reelegeu para um segundo período, de março de 2013 a março de 2015.
Dr. Roberto da Silva Alvares
Tomou posse como Procurador-Geral de Justiça em março de 2015, nomeado pelo Governador Antônio Waldez Góes da Silva, até os dias atuais.
                                                              

Deixe seu comentário


Publicidade