Política

Ministro do TCU que destravou a Transposição dos servidores recebe título de Cidadão Amapaense

Vital do Rego viaja até Macapá para receber a mais alta honraria do povo tucuju em reconhecimento a decisão que mudou a vida de 3 mil famílias do estado.


Cleber Barbosa
Da Redação

 

O ministro Vital do Rego Filho, do Tribunal de Contas da União (TCU), recebeu nesta sexta-feira (27), em Macapá, o título de Cidadão Amapaense – a mais alta honraria do Parlamento Estadual – por sua decisiva atuação na regulamentação da PEC da Transposição. Emocionado ao lado dos familiares, ele disse que sua responsabilidade agora só aumenta e que o Brasil precisa olhar mais para o Amapá.

 

Falando aos jornalistas, o ministro do TCU disse que o Amapá precisa do olhar da pátria e que sua gente dá um exemplo de brasilidade. “O nosso trabalho não termina aqui. Sou o ministro que fiscaliza a aplicação dessa lei [da transposição] e vou continuar atuando firmemente para que o processo tenha celeridade, pois é uma questão de justiça”, disse ele, que também foi agraciado com outra honraria, a de Mérito Legislativo.

 

Trajetória

A proposição que recebeu aprovação unânime da comenda ao ministro foi de autoria do deputado estadual Júnior Favacho (DEM/AP), que ficou incumbido de fazer uma sudação a Vital do Rego, da tribuna do plenário. Ele lembrou da trajetória da criação do Território Federal do Amapá, tempos difíceis em que o mundo vivia sob o esforço de guerra e onde foram descobertas as jazidas de um minério estratégico para o emprego da defesa nacional e das nações que integravam as forças aliadas contra o nazismo.

 

Passado aquele período, disse Favacho, o Amapá ganhou sua independência como ente federado, mas o texto constitucional viria a garantir a tutela da União nos primeiros anos do novel estado, até que pudesse caminhar com suas próprias pernas. “Vem daí o enorme alcance de sua decisão, senhor ministro, a favor dos homens e mulheres do Amapá, suas famílias, seus dependentes e toda uma cadeia econômica ainda hoje impactada pela renda que o serviço público gera em nosso estado”, disse Favacho.

 

Mobilização

A cerimônia, presidida pelo deputado Kaká Barbosa (PL/AP), foi bastante concorrida, contando com as presenças do senador Lucas Barreto (PSD/AP), a coordenadora da bancada federal, deputada Aline Gurgel (REPUBLICANOS/AP), o prefeito de Santana, Bala Rocha (PROGRESSISTAS/AP) – que foi contemporâneo de Vital do Rego na Câmara dos Deputados – além de diversas autoridades do Judiciário, Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado.

 

Mais demandas

Na saudação feita a Vital do Rego, o senador Lucas Barreto fez um agradecimento e felicitou o ministro pelo alcance da proposta de transposição. “Mas quero aqui já apresentar seu apoio ministro, para outra proposta que será muito importante para o desenvolvimento do Amapá e sua gente, agora seus conterrâneos, que é a PEC 07, que vai criar mecanismos para a compensação econômica do estado, pelo serviço ambiental que presta ao país e ao mundo”, disse ele.


Deixe seu comentário


Publicidade