Política

Pré-candidato a prefeito de Macapá, Ruben Bemerguy diz ser importante conhecer a história da cidade

Em entrevista no rádio, advogado fala da série de entrevistas com pioneiros e volta a criticar anunciada aliança do atual prefeito com o Democratas.


Foto: Arquivo DA

Cleber Barbosa

Da Redação

 

Pré-candidato a prefeito de Macapá pelo Rede Sustentabilidade, o advogado Ruben Bemerguy concedeu entrevista nesta quarta-feira (10) ao programa LuizMeloEntrevista, na rádio Diário FM (90,9) sobre a experiência de ouvir os mais antigos moradores da cidade de Macapá em entrevistas pelas redes sociais. Para ele – que já entrevistou a própria mãe – quem quer se habilitar a administrar a cidade precisa antes de tudo conhecer a história de Macapá.

Entre essas entrevistas, gente antiga e personalidades históricas, pessoas consideradas pioneiros da antiga cidade que já foi chamada Cidade joia da Amazônia. “Se eu não conhecer a história da minha cidade de forma crítica, dificilmente eu consigo ter um desempenho razoável na prefeitura, que é um desafio maior do que qualquer outro tempo, porque essa questão sanitária exige das pessoas não só preparo, certa inteligência, mas extrema criatividade, pois as receitas públicas vão recuar e as demandas públicas vão aumentar”, avalia.

Rubem comentou ainda que vê com naturalidade a possibilidade de adiamento das eleições municipais deste ano, por entender ser maior a necessidade de combate à pandemia do Covid-19, como também que os recursos do fundo partidário como todos os valores que seriam encaminhados aos Tribunais Regionais Eleitorais para a logística do pleito eleitoral devem ser entregues ao poder público para o enfrentamento do estado de calamidade pública em saúde.

Sobre isso, ele que também é poeta, cunhou a seguinte frase: “As pessoas não precisam nesse momento pensar em voto, precisam respirar, ter a possibilidade disso, as pessoas estão morrendo com falta de ar, por ausência de equipamentos, por ausência de medicamentos, por ausência até de uma certa responsabilidade do poder público, isso significa que quando se pratica uma administração pública sem prevenção, vem o caos, e o primeiro obstáculo como essa pandemia, ela destrói qualquer perspectiva social”, pondera.

 

Alianças

Questionado pela equipe do programa sobre a real possibilidade do atual prefeito de Macapá, Clécio Luís (REDE) – seu amigo pessoal e antigo aliado político – fazer aliança com o Democratas, partido dos irmãos Davi e Josiel Alcolumbre, para apoiar a candidatura deste último a sucessão municipal, ele disse respeitar se for essa a decisão de Clécio, apesar de considerar um erro. “Acho uma decisão completamente equivocada seguir um partido conservador hoje, é um perigo para o país, pois acho que nesse momento para os propósitos do Clécio é melhor que ele permaneça no caminho dele e eu no meu porque nós pensamos hoje muito diferente, mas isso não me faz deixar de reconhecer o belo mandato que ele fez e ter para mim um desafio, pois se vier a ser prefeito, fazer um mandato ainda melhor do que o dele”, concluiu.


Deixe seu comentário


Publicidade