Política

Programa do Governo Federal garante pontos de acesso à Internet no Bailique para Janeiro de 2020

O benefício faz parte de um programa do ministério, de universalização da internet em comunidades distantes e isoladas do Brasil


O secretário em exercício do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Júlio Semeghini, afirmou que até janeiro de 2020, o arquipélago do Bailique será contemplado com vários pontos de acesso à Internet gratuito. O benefício faz parte de um programa do ministério, de universalização da internet em comunidades distantes e isoladas do Brasil – o “Programa Internet para todos”, que é uma ampliação do GESAC, Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão, responsável por conectar à internet escolas, hospitais, postos de saúde, aldeias indígenas, postos de fronteira e quilombos, em áreas remotas que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das tecnologias da informação e comunicação.
A articulação está sendo conduzida pelo deputado federal Acácio Favacho (PROS/AP), que esteve pessoalmente no ministério acompanhado do presidente do Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Estado do Amapá – IEPA, Jorge Sousa, e do representante da Alap, em Brasília, Elpidio Amanajás. Para Júlio Seghiini, o Amapá se enquadra nesta necessidade tecnológica: “O Amapá é um estado com enormes peculiaridades amazônicas, e que precisamos levar a este povo da floresta o acesso à internet e com isso democratizar e gerar cidadania”, comentou Júlio.
O satélite será utilizado para prover conexão, especialmente nas regiões mais remotas. Lançado em 4 de maio de 2017, o equipamento tem capacidade para cobrir todo o território brasileiro. É o primeiro satélite geoestacionário brasileiro de uso civil e militar.

Deixe seu comentário


Publicidade