Política

Projeto Roda de Conversa leva o debate sobre a Violência contra as Mulheres a alunos do Ifap

Através do projeto, os alunos da instituição tomaram conhecimento sobre as causas, consequências e formas de combate à violência doméstica e o feminicídio


Célio Alício
Redação DA

 

Na terça-feira (31), o auditório do Instituto Federal do Amapá (Ifap) no campus avançado de Santana, sediou mais uma etapa do projeto Roda de Conversa, que coloca em pauta a violência contra as mulheres. O objetivo do evento consistiu em levar aos estudantes da instituição informações e esclarecimentos sobre as causas, consequências e formas de combate à violência doméstica e o feminicídio.

 

A equipe de palestrantes do encontro foi formada pela socióloga e escritora Amanda Moura, a assistente social Eliene Machado, a acadêmica de Pedagogia e depoente Jhuly Rodrigues e a deputada estadual Cristina Almeida, subprocuradora da Mulher da Alap e presidente da Frente Parlamentar pela prevenção da Violência contra a Mulher e Redução do Feminicídio no Estado do Amapá.

O projeto é coordenado pela professora Solange Peres e vem sendo realizado desde o ano passado em Macapá e outros municípios do estado. Durante os encontros as mulheres são orientadas por palestrantes sobre os seus direitos, leis protetivas, questões relacionadas à educação, saúde e bem-estar, emprego, habitação, entre outros assuntos.

 

No tocante à violência, as participantes socializam suas experiências e falam sobre os principais problemas que enfrentam no dia a dia, principalmente a violência doméstica e os crimes de feminicídio, além de outras formas de vilipêndio e aviltamento da cidadania feminina. Elas são orientadas sobre a Lei Maria da Penha e como devem proceder em relação à denúncia de violência do cônjuge e que órgãos procurar.

A acadêmica de Pedagogia e depoente Jhuly Rodrigues, que participa do projeto como palestrante, também relata a respeito de uma experiência pessoal recente que foi a perda de sua mãe, Jaciara Baia dos Santos Figueiredo, uma das muitas vítimas de feminicídio no Amapá, que foi assassinada pelo companheiro Jesaias Rocha Meneses no dia 28 de março de 2022 na Rodovia BR-210, próximo ao Conjunto Macapaba, na Zona Norte de Macapá.

 

O projeto Roda de Conversas ocorre de forma itinerante e tem o apoio da Assembleia Legislativa (Alap) através da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) e da Frente Parlamentar pela prevenção da Violência contra a Mulher e Redução do Feminicídio no Estado do Amapá.


Deixe seu comentário


Publicidade