Política

Randolfe protocola ação popular contra aumento da tarifa de energia e faz apelo ao Governador

Randolfe afirmou que é um absurdo que o Amapá, um dos quatro exportadores de energia elétrica de todo o país, possua uma das mais altas tarifas do Brasil: “Mesmo com a nossa inclusão no Sistema Nacional de Energia Elétrica, temos padecido com os contínuos reajustes da tarifa de energia! Isso não é aceitável”. 


O senador Randolfe Rodrigues (REDE – AP) cobrou, da Tribuna do Senado Federal, soluções para o aumento desenfreado nas contas de energia elétrica no estado do Amapá nos últimos anos. No ano passado, a ANEEL autorizou um reajuste de 37% na conta de energia, e, nesse ano, de mais 4,6%.

Randolfe apelou ao atual governador do Amapá, Waldez Goés, que vete o reajuste e não repasse mais essa conta para os bolsos dos amapaenses : “O que fez a ANEEL foi autorizar, cabe à CEA, e aos dirigentes dela, recusar o reajuste abusivo. O Governador possui maioria dos cargos da CEA: a presidência, a diretoria administrativa e a diretoria de gestão são de indicações do governador! Somente duas diretorias são indicações da Eletrobras. Não podemos aceitar que mais este absurdo que consumirá, na prática, quase 60% do rendimento familiar dos amapaenses”.

“Dados do IBGE apontam que 20% de sua população está padecendo com o desemprego. Isso significa que mais de um terço da população economicamente ativa está sem trabalho, o que tem gerado um caos social”, prosseguiu. “Eu não votei no atual governador, nem no primeiro, nem no segundo turno. Mas estarei aqui, no Senado, para contribuir de todas as formas”

Randolfe Rodrigues afirmou ainda que, nesta sexta-feira (14/12), protocolará ação popular na Justiça Federal do Amapá, ação popular contrária à autorização do reajuste por parte da ANEEL à Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).

PROJETOS

Randolfe lembrou ainda dos projetos que apresentou contra os constantes e abusivos reajustes na tarifa elétrica do Amapá, e pediu celeridade na apreciação. São eles:

– PLS 390/2018 que estabelece que estados exportadores de energia elétrica, como o Amapá, não se submetam à bandeira tarifária vermelha;

– PLS 469/2018, que simplifica e estabelece uma faixa única para todos os beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Além de isentar as famílias carentes, inscritas em programas sociais do governo federal, da cobrança de energia elétrica desde que tenham o consumo moderado de energia (até 70 kwh/mês).


Deixe seu comentário


Publicidade