Política

TRE-AP realiza reunião da “Comissão de Auditoria da Votação Paralela e da Urna na Seção Eleitoral”

Ao final da votação é emitido um relatório do Sistema (SAVP) que é comparado com o resultado da urna, dessa forma, a Justiça Eleitoral permite que a sociedade confira a segurança e transparência da urna e da Eleição.


O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), promoveu na tarde desta terça-feira (10), no auditório da Escola Judiciaria, a reunião da “Comissão de Auditoria da Votação Paralela e da Urna na Seção Eleitoral”. A reunião foi conduzida pela Juíza Alaíde Maria de Paula, presidente da comissão.

 

A Juíza Alaíde Maria de Paula, presidente da comissão, ressalta a relevância da Votação Paralela. “É importante que venham participar das reuniões, que são designadas pela comissão da votação paralela para que tomem conhecimento de como é, como será, e que venham também no dia votar, os representantes dos partidos, das coligações, porque isso é importante para que todos conheçam como é que funciona essa votação paralela”, explica.

 

O dia do sorteio das urnas que vão ser utilizadas para a votação paralela, será no dia 06/10 (sábado), pelo período matutino. A votação paralela, acontecerá no mesmo dia da eleição, no primeiro turno dia 07/10, e se houver segundo turno, será no dia 28/10.

 

A Juíza Alaíde Maria de Paula, presidente da comissão, destaca o objetivo da Votação Paralela. “O objetivo é mostrar a lisura do pleito, da votação, do sistema da urna eletrônica, é muito importante que venham”, afirma.

 

Votação Paralela
É uma auditoria realizada nas urnas, no dia da eleição, para mostrar seu adequado funcionamento. Ao final da votação é emitido um relatório do Sistema (SAVP) que é comparado com o resultado da urna, dessa forma, a Justiça Eleitoral permite que a sociedade confira a segurança e transparência da urna e da Eleição.


Deixe seu comentário


Publicidade