Política

Unifap libera abertura do HU para receber vítimas do novo coronavírus

O senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) fez a proposta à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no dia 19 de março.


Nesta terça-feira (12) a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) divulgou que cedeu parte das instalações do Hospital Universitário (HU) para o Governo do Estado do Amapá montar uma estrutura para tratamento de Coronavírus. O senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) fez a proposta à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no dia 19 de março.

 

De acordo com a divulgação no site da universidade, serão 38 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e mais 50 leitos de enfermaria, destinados à pacientes com sintomas da doença, além de espaços onde funcionarão uma farmácia e um almoxarifado.

 

A data de início dos atendimentos de saúde no HU/UNIFAP, após as instalações, será definida pelo Governo local. Com duração de três meses, a disponibilização do espaço foi oficializada com assinatura de um Termo de Cessão entre o reitor da UNIFAP, Prof. Dr. Júlio Sá de Oliveira e o governador do Amapá, Waldez Góes. O prazo de cessão pode ser renovado, caso haja necessidade.

 

Hospital

O HU está sendo construído com emenda da Bancada Federal. A antecipação da entrega do espaço é decisiva no enfrentamento da pandemia. Serão mais leitos e mais condições para salvar vidas.

 

O Amapá é o Estado com maior número de incidência de casos de coronavírus no Brasil e as denúncias de falta de leitos para atendimento explodem. Desde 25 de março, em resposta ao pedido do senador Randolfe Rodrigues, a EBSERH já havia autorizado o uso emergencial do Hospital Universitário.

 

Na época, o presidente da empresa, Oswaldo de Jesus Ferreira, explicou ao senador que, apesar de ainda não poder realizar uma abertura plena do HU do Amapá, o avanço da pandemia no Brasil derrubou quaisquer impeditivos para a utilização emergencial do Hospital.

 

“Da parte da EBSERH, não há qualquer restrição quanto à utilização emergencial das instalações, dos equipamentos e do mobiliário já adquiridos pela Unifap com o objetivo de mobiliar o futuro Hospital Universitário. Pelo contrário, considero que essa utilização valoriza o investimento que foi feito por meio de emendas parlamentares pela bancada parlamentar federal do Amapá. Este entendimento da EBSERH foi e tem sido compartilhado pela direção da Unifap, com quem temos mantido contato cerrado”, dizia um trecho do ofício de Ferreira em resposta ao senador ainda no mês de março.


Deixe seu comentário


Publicidade