Política

Urnas reprovam dez prefeitos que tentavam reeleição no Amapá

Dez prefeitos que disputavam a reeleição em municípios do estado do Amapá foram derrotados no último domingo (2/10), e vão cumprir o mandato atual até o dia 31 de dezembro de 2016. 


Em Santana, segundo maior município do estado, o prefeito Robson Rocha (PR) foi derrotado por Ofirney Sadala, do PSDC, que recebeu 26,99% dos votos. Robson Rocha foi apenas o terceiro entre os seis candidatos, ficando atrás de Marcivânia Flexa (PCdoB), que conquistou 22,73% dos votos.

No município de Amapá o prefeito Francisco de Assis (PMDB) perdeu a eleição para o ex-vereador Carlos Sampaio (PMN), que consquistou 43.74% dos votos. Assis só conseguiu 20,36% dos votos e ficou atrás de Natan Lage (PR), segundo colocado.

Em Cutias do Araguari, a prefeita Eliane Pimentel (PR) ficou apenas com a última posição entre cinco candidatos, com 4,27% dos votos. O eleito foi o Professor Amanajás (PROS), com  32,75% dos votos válidos.

Elcias Borges (PMDB) foi derrotado no município de Ferreira Gomes pelo candidato Divino Rocha, ficando com o segundo lugar entre seis candidatos. Elcias obteve 27,33% dos votos contra 43,19% dados a Divino. Segundo colocado na eleição de 2012, Elcias assumiu o mandato em razão da cassação do eleito Valdo Izacksson (PT).

Ester Cândida (PSB), do município de Itaubal do Piririm, perdeu a reeleição para o Doutor Vitor (PMDB), que conseguiu 36,70% dos votos. Ester foi em terceiro lugar entre cinco candidatos, somando 16,31% dos votos. Ela é funcionária da Câmara Municipal de Macapá.

Tido como favorito para reeleger prefeito de Mazagão, Dílson Borges (PMDB) foi derrotado pelo Professor Dudão, do nanico PPL, e ficou em segundo lugar entre três candidatos. Dílson não passou dos 37,75% dos votos, enquanto Dudão foi eleito com 50,28%. Dílson –e irmão do deputado federal Cabuçu Borges e do ex-senador Gilvam Borges, ambos do PMDB, e sobrinho de Elcias Borges, prefeito derrotado de Ferreira Gomes.

Em Pedra Branca do Amapari, o prefeito Genival Gemaque (PR), que só conseguiu disputar a reeleição por decisão judicial, foi derrotado por Bete Pelaes (PMDB). Ele ficou em terceiro lugar entre quatro candidatos, obtendo 24,16% dos votos, enquanto Bete chegou a 32,51%. Ela é filha da ex-prefeita Socorro Pelaes e sobrinha da ex-deputada federal Fátima Pelaes, atual secretaria de Políticas para Mulheres do governo de Michel Temer.

No município de Porto Grande, o prefeito Tonho do Matapí (PCdoB) não conseguiu evitar a volta do ex-prefeito José Maria Bessa (PDT) ao comando da prefeitura. Tonho teve 64,63% dos votos, ficando em segundo lugar entre cinco candidatos. Eleito, Bessa chegou aos 32,23%.

Pracuúba teve apenas dois candidatos, e o prefeito Júnior Leite, que foi eleito pelo PT e durante o mandato se mudou para o PDT, foi derrotado por Belize Ramos (PR), filha do ex-prefeito Belízio Ramos. Belize teve 50,37% dos votos, enquanto Júnior Leite ficou com 49.63%. A abstenção foi de apenas 6,71%.

Almir Rezende (PR), prefeito de Tartarugalzinho, foi derrotado pelo ex-prefeito Rildo Oliveira (PMDB), que a partir do ano que vem volta a administrar o município. Almir só conseguiu 26,76% dos votos, enquanto Rildo chegou a 55,26%. Quatro candidatos disputaram a cadeira de prefeito.


Deixe seu comentário


Publicidade