Política

Waldez Góes reúne com prefeitos e secretários de saúde para novo decreto de combate ao coronavírus

A decisão veio depois da recomendação do comitê judicial da saúde sobre adoção de novo lockdown


O governador Waldez Góes (PDT) anunciou ontem, através de uma rede social, que nesta sexta-feira (15) vai alinhar – com prefeitos e secretários de saúde e vigilância municipais – os termos para um novo decreto estadual, que passará a valer a partir do dia 16 de janeiro em todo Amapá.

 

A informação do governador veio momentos depois que o Comitê Judicial de Saúde, presidido pelo desembargador Carlos Tork, do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), recomendou, por unanimidade, a imediata radicalização das medidas de restrição de circulação das pessoas através de lockdown no estado, que deve entrar em vigor imediatamente.

 

O comitê considerou o flagrante aumento que vem ocorrendo nas últimas semanas no número de casos e de óbitos no estado do Amapá; o comportamento da taxa de transmissão (rT) que voltou a apresentar valor acima de 1,0 evidenciando descontrole na transmissão do vírus SARS-Cov-2; os diversos elementos de monitoramento epidemiológico projetam importantes e descon trolados incrementos nos indicadores de morbidade e mortalidade por covid-19, além da atual exaustão da capacidade instalada de leitos de terapia intensiva na rede hospitalar pública.

 

Waldez Góes determinou que a equipe do governo do Amapá faça, nesta sexta-feira, uma rodada de reuniões com gestores da região metropolitana.

 

“Ainda há pouco avaliei, juntamente com o comitê técnico e científico de prevenção e combate ao coronavírus, os novos dados do relatório epidemiológico em todo o estado, que revelam um quadro preocupante e exigem uma resposta de todos. Por isso, na próxima sexta-feira, vou alinhar – com prefeitos e secretários de saúde e vigilância municipais – os termos para um novo decreto estadual, que passará a valer a partir do dia 16 de janeiro em todo Amapá. Mais do que nunca é preciso seguir os protocolos de segurança e prevenção. Precisamos da colaboração da população de manter o uso de máscaras, higiene das mãos e evi tando aglomerações. Não é o momento de baixar a guarda”, concluiu.


Deixe seu comentário


Publicidade