Política

Waldez vai participar da festa dos 245 anos de Mazagão Velho

O governador Waldez Góes (PDT) confirmou que nesta sexta-feira, 23, vai participar das festividades pelos 245 anos



 

O governador Waldez Góes (PDT) confirmou que nesta sexta-feira, 23, vai participar das festividades pelos 245 anos do distrito de Mazagão Velho, em Mazagão. O município é um dos expoentes culturais do estado.

De acordo com o prefeito Dílson Borges (PMDB), de Mazagão, a programação contará com mais de 24 horas de eventos, iniciando às cinco horas da manhã com alvorada festiva que trará apresentações de batuque e marabaixo, culminando com apresentações musicais de artistas locais até às 6h do dia seguinte.

As festividades homenagearão os primeiros habitantes de Mazagão Velho e ainda contará com a inauguração de uma escola totalmente equipada pela Prefeitura de Mazagão. De acordo com o secretário municipal de cultura de Mazagão, Ademias Baia, a festividade foi organizada de modo que os participantes façam uma viagem pela história do distrito de Mazagão Velho.

“Tudo é pensado para homenagear os nossos primeiros habitantes e valorizá-los. As festividades irão começar em frente ao cemitério municipal, onde estão os mausoléus dos primeiros habitantes e terminarão no balneário, para saudar os novos e futuros moradores da nossa cidade”, explicou.

História
A população de Mazagão é de origem marroquina, tendo sido colonizada por portugueses. As questões religiosas entre muçulmanos, mouros e cristãos portugueses, ocasionaram uma sangrenta guerra, cujos custos oneraram em muito a Coroa Portuguesa, voltando as atenções para as terras do então Território Federal do Amapá.

Os primeiros habitantes de Mazagão, no Amapá, foram 114 brancos e 103 escravos, que se transformaram nos primeiros agricultores desta região. Eles permaneceram até junho de 1771, enquanto eram construídas moradias para receber esta população recém-chegada. A primeira capital brasileira a hospedar os bravos mazaganenses africanos foi Belém (PA).

Por causa da decadência da Mazagão amazônica, visto as circunstâncias da situação sócio-econômica e política, por volta de 1915 o governador do Pará resolveu incorporar a vila ao município de Macapá. Esse fato deixou seus moradores muito insatisfeitos, pois queriam continuar com sua autonomia político-administrativa. Surgiu assim um novo local para instalação da sede de seu município. A área escolhida ficou conhecida como Mazagão Novo, e fica situada a 30 quilômetros de Mazagão Velho e mais próximo à cidade de Macapá.


Deixe seu comentário


Publicidade