Última Hora

Operação ‘São João’ teve sete prisões em flagrante em Macapá

Após quatro meses de investigação, operação foi deflagrada na capital


Um relatório preliminar divulgado neste sábado, 25, pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) revela que a operação São João, desencadeada na manhã de sexta-feira, 24, em Macapá, teve saldo altamente positivo.

Foram cumpridos 37 mandados de busca e apreensão em diversos bairros da capital. Das nove pessoas apresentadas nas duas delegacias preparadas para a operação, sete acabaram presas em flagrante. Os mais de 180 policiais civis, militares e outros agentes da segurança pública do Estado e Ministério Público do Amapá, apreenderam ainda telefones celular, mídias e outros equipamentos que podem revelar como os criminosos envolvidos com o tráfico de drogas trabalhavam, e quem são as pessoas ligadas a eles.

Também foi apreendida droga que está sendo periciada, e apetrechos para embalagens. “Esta é a primeira fase de uma operação que ocorre a partir de quatro meses de investigação. Certamente, com essas prisões e apreensão desse material, teremos uma segunda fase, ou fases seguintes. Sabemos que o tráfico de drogas é o financiador de outros crimes como assaltos, então, estamos dando um duro golpe no crime organizado”, declarou o coronel PM Gastão Calandrini, secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Operação levou mais de 180 policiais às ruas de Macapá

Mais de 180 policiais civis e militares, além de outros agentes das forças de segurança pública, cumprem 37 mandados de busca e apreensão na manhã da sexta-feira, 24, durante a Operação ‘São João’.

Em entrevista ao programa LuizMeloEntrevista (Diário 90,9FM), o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), coronel PM Gastão Calandrini, revelou que a operação tem como foco o combate ao tráfico de drogas na capital.

“Há quatro meses se iniciou uma intensa investigação. Para isso, foi criado o Grupo Estratégico de Combate à Criminalidade (Gecc) que é composto por vários órgãos do Estado, Poder Judiciário e Ministério Público. Foram identificados inicialmente esses 37 pontos de maior fluxo de drogas. Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em dezenas de bairros”, disse o secretário.

Um dos locais onde as equipes estiveram concentradas foi o conjunto Mucajá, no bairro Beirol, zona sul de Macapá. “É uma resposta para as famílias de bem que estão assustadas com o crescimento do tráfico de drogas naquela área. Claro, que os mandados de busca e apreensão podem evoluir para prisões em flagrante. Essa é apenas a primeira de muitas operações integradas de combate ao crime organizado”, declarou.

As pessoas presas e o material apreendido foram apresentados na Central de Flagrantes do Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp) Pacoval e na 6ª Delegacia de Polícia Civil do bairro do Trem.


Deixe seu comentário


Publicidade