Nota 10

Morre Zé Ronaldo, o do Bar do Abreu

Com seu jeito simples, calmo e sorridente, o empreendedor ganhou um milhão de amigos


 

Morreu na manhã desta segunda-feira, 27, José Ronaldo Reis de Abreu, o ‘Zé Ronaldo do Abreu”, nome consagrado como o dono de bar que mais tempo funcionou continuamente na capital amapaense – 37 anos.

 

Zé Ronaldo era pessoa simples, calmo, sorriso permanente no rosto. Ele dava a impressão de que nunca levantara a voz, comportamento incrível para alguém com atividade tão estressante.

 

Há cerca de três anos Ronaldo vinha padecendo com câncer no pulmão. Foi embora deixando “um milhão de amigos”, como canta o poeta. O sepultamento ocorre às 16h no cemitério São José.

 

O Bar do Abreu, que ao longo de sua existência teve oito locações, sempre foi ponto de encontro de artistas, intelectuais, políticos, jornalistas e do povo em geral.

 

Numa dessas locações, o dono do imóvel, ao ver o Bar do Abreu sempre lotado, logo pediu o ponto de volta e lá abriu um bar fechado uma semana depois por falta de gente pra beber.

 

Enquanto isso, noutro local Zé Ronaldo continuava recebendo os seus amigos etílicos e também aqueles que iam lá pra assistir a jogos, comer alguma coisa ou mesmo só conversar com o ‘Zé’.

 

Apesar da miscelânea na clientela, o ‘Abreu’ foi exemplo de onde bebida não combina com violência. Nunca, ali, houve confusão que chegasse à morte, derramamento de sangue ou à polícia.

 

O Abreu chegou a ser tema de escola de samba, a Piratas Estilizados, que ganhou em primeiro lugar, divulgando o estabelecimento, em Festival de Samba Enredo. E o segundo no Sambódromo.

 

O bloco de sujos Rolará, do carnaval macapaense, chegou a homenagear o Bar do Abreu, que tem sua trajetória também imortalizada por um CD e dois DVDs.

 

Ronaldo, o amigo que fez milhões de amigos trabalhando em bar, explicava o segredo do condão que ele tinha para fazer amigos: “Os fregueses nos acompanham porque a gente conversa, tem amizade; então eles ficam clientes, tornam-se amigos”. Adeus, Amigo.

(Douglas Lima)

 


Deixe seu comentário


Publicidade