Artigos

Sensibilidade

A preocupação de Temer com a situação da mulher marca toda sua trajetória política. Basta lembrar que implantou no Brasil a Delegacia da Mulher, um divisor de águas no combate à violência e resgate da dignidade feminina.


Fátima Pelaes – Socióloga e secretária especial de políticas para as mulheres
Articulista

A ascensão de Michel Temer à Presidência da República veio sob o símbolo da pacificação e unificação. Político de larga experiência parlamentar, ex-presidente da Câmara dos Deputados, Temer é alvo de enorme expectativa e grandes desafios. E para isto, vai usar toda sua capacidade de articulação e conciliação que caracterizaram sua trajetória política. A sensibilidade política de Temer vai ser o grande timoneiro de suas decisões, o que desde já sinaliza determinação, mas sobretudo o compromisso solidário com as dificuldades enfrentadas pelo povo brasileiro.

Daí a preocupação fundamental com a retomada do crescimento e consequente queda da inflação, do desemprego e da recessão . Nada melhor que a volta da confiança do mercado para girar a roda da economia e aumentar a esperança da população. Assim, aumenta-se a oferta de emprego, trazendo mais harmonia e tranquilidade à família brasileira. E falar em família é falar na mulher, hoje a maioria da população e responsável pelo sustento de mais de 40% dos lares brasileiros.

A preocupação de Temer com a situação da mulher marca toda sua trajetória política. Basta lembrar que implantou no Brasil a Delegacia da Mulher, um divisor de águas no combate à violência e resgate da dignidade feminina. Uma iniciativa corajosa que por si já demonstra o compromisso de Temer com a questão da mulher. Um exemplo real, uma iniciativa pioneira que criou raízes, produziu frutos e suplanta qualquer teoria ou discurso.

E Temer não poderia deixar de refletir este compromisso com a mulher em seu próprio governo. Tanto que indicou Maria Silvia Bastos Marques, uma das maiores executivas do mundo para a presidência do BNDES. Em 2001, ela foi considerada, pela Revista “Fortune”, a 20ª mulher mais poderosa do mundo dos negócios fora dos Estados Unidos

Já para a Secretaria dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça foi indicada a procuradora e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) Flávia Piovesan, uma mulher destemida que une conhecimento acadêmico e experiência jurídica. Por seu lado, a des. Luislinda Valois – a primeira magistrada negra do país – honra a Secretaria de Política de Promoção de Igualdade Racial

Some-se a isto, o compromisso do novo Governo em manter iniciativas já implantadas de grande impacto social. É o caso do bolsa família, que garante o sustento de milhares de carentes e obriga seus filhos a permanecer na escola, o que estimula a educação e futura formação profissional. Um anseio antigo de várias mães que agora podem assegurar o sustento presente e sonhar com um futuro melhor a sua prole.

Num governo de recuperação nacional, o diálogo suprapartidário e com todos os segmentos da população vai ser a grande marca da administração Temer. Negociador nato, terá o Congresso Nacional e a sociedade civil organizada como elos fundamentais para ajudar o Brasil a superar a crise. E nesta grande repactuação nacional para a reconstrução nacional , a mulher terá uma posição de destaque. Para tanto, as brasileiras já contam com um governo comprometido com a mulher. E me sinto honrada e desafiada de fazer parte deste esforço conjunto.


Deixe seu comentário


Publicidade