Artigos

“Hoje sou uma ideia”, diz Lula

Três luminares, entre alguns gigantes, incrustaram-se na memória dos seres humanos como exemplos do belo, e perduram até hoje como lições para tornar a vida melhor: Sidarta Gautama (Buda) Jesus Cristo e Mahatma Ghandi.


Ulisses Laurindo
Articulista

Apesar dos aproximados duzentos mil anos do homem inteligente na Terra, muitos fenômenos são ainda lembrados na razão de suas grandezas que valeram e ainda valem para o equilíbrio da humanidade Ao longo do caminho do Planeta existiram muitos personagens que se tornaram como deuses a perpetuar ensinamentos como meios para tornar a vida humana alegre e feliz mediante a concepção e modelo em que a prática do bom viver seja realmente seguida.

Três luminares, entre alguns gigantes, incrustaram-se na memória dos seres humanos como exemplos do belo, e perduram até hoje como lições para tornar a vida melhor: Sidarta Gautama (Buda) Jesus Cristo e Mahatma Ghandi.

Ghandi. Pelos ensinamentos dele a humanidade pode desfrutar de uma vida de plenitude, de fé religiosa e amor ao próximo, e ter a coragem bastante para enfrentar os desafios. Nenhum desses gênios, que não eram deuses da mitologia, jamais disseram “Eu sou uma ideia”. Apenas deixaram escrito o produto de sua genialidade.

Foi no VI a.C, que surgiu o budismo, baseado na filosofia oriunda do pensamento de Sidarta, que abrange tradição, crenças e práticas baseadas em ensinamentos adotados pelo sábio indiano. Ele construiu nove princípios para a felicidade de todos. São eles: 1º – controle da mente; 2º – olhe ao redor do amor; 3º- seja dono da felicidade; 4º -alegres pelos outros; 5º- pratique o desapego; 6º- viva e se cerque de gente de bem; 7º – só vá até onde der; 8º Elimine a raiva da sua vida; 9º – controle suas expectativas. Grande ênfase merece o oitavo princípio: elimine a raiva da sua vida. Isso é ter ideias.

Jesus Cristo
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. No início da era de Jesus Cristo a religião se expandiu e, hoje, os católicos representam 17,7% da população mundial; em número redondo, atinge 1 bilhão 285 milhões de pessoas; no Brasil, os católicos são mais de 172 milhões de cristãos. Todos são cristãos, mesmo com o cisma na Igreja feito pelos reformadores protestantes, também cristãos como o povo que acompanha suas ideias. O mundo hoje vive inspirado em Cristo. Isso, sim, é uma ideia.

Mohandas Karamchand
Gandhi (Matahma Gandhi,)
Com apenas 1m64cm de altura e 50 quilos de peso, o líder indiano enfrentou o poderoso império do Reino Unido só com a cara e a coragem, e libertou o seu país sem disparar um tiro sequer. Depois de acenar para libertar o povo do jugo inglês, Gandhi liberou o que hoje é conhecida com a famosa ‘Marcha do Sal’, quando com adeptos caminhou 124 milhas (190 quilômetros e 316 metros) em 24 dias, para desobedecer a ordem do rei do Reino Unido que proibia que os hindus extraíssem o produto do mar. No fim da marcha, dia 6 de abril de 1930, Gandhi se aproximou da beira do oceano, e com as mãos cheias de sal cumpriu a promessa de desobedecer em coroa.

O exemplo foi seguido por toda a colônia, o que resultou na prisão de Gandhi, mas a batalha pela emancipação da Índia estava vencida, fruto da coragem de um nativo que hoje a pátria com a população de 1 milhão 357 mil 956 pessoas, com 51% masculinas e 48% femininas. Isso é ter ideia, verdadeiramente.

Claro que durante os séculos muitos nomes poderiam ser relacionados como benfeitores da humanidade, seja pela participação pessoal, visando o bem-estar da população, seja pelas artes, literatura, música, descobertas em favor da medicina, todos fixos no futuro vitorioso da humanidade, sem que exigisse da eternidade como sendo uma ideia.


Deixe seu comentário


Publicidade